Analista de Redes Sociais
Hoje em dia, é quase impossível uma empresa não ter um site como parte de sua estratégia de marketing digital. Pois, o site irá promover o negócio, atrair potenciais clientes, além de responder á possíveis dúvidas dos clientes sobre seus produtos e serviços. E sabemos que quando você entende o que o seu mercado consumidor deseja, isso é garantia de que sua empresa irá fazer sucesso. O marketing digital irá funcionar como facilitador do processo de promoção da sua empresa e da comunicação com o seu mercado. Nesse artigo, vamos te falar quais são quais os Valores do Marketing Digital para a sua empresa, assim facilitando a sua escolha e permitindo a maximização dos seus lucros com o menor investimento.
O que é marketing digital?
O marketing digital é a prática publicitária de promover produtos ou serviços por meio de canais de distribuição eletrônicos, com o objetivo principal de chegar aos consumidores de forma rápida e relevante. No marketing digital, as ações são estruturadas na utilização das tecnologias de informação e comunicação desde a criação, até a gestão das relações com os clientes.
O marketing digital sempre está incorporando novidades e por isso decidimos separar por tipos de mídias sociais e comentar os investimento necessários para fazer campanhas em cada uma delas.
TIPO 1# Os Blogs
Neste tipo de mídia social, há a divulgação de conteúdo em paginas de sites na internet cujo objetivo principal é a disseminação de pensamentos. As empresas podem usar essa ferramenta para poder se relacionar com o público-alvo que deseja, fazendo artigos otimizados com a técnica chamada de “SEO” para alcançá-los mais fácil. Usando o site para escrever conteúdo, você não irá gastar nada, apenas seu tempo.
Caso queira anunciar seus produtos em sites escritos por outras pessoas, existem sites onde você paga para anunciar em um determinado site (ou conjunto de sites) os seus anúncios em forma de Banners (pequenos quadrados fixos) ou pop-up (quadrados flutuantes ou anúncios em novas janelas). Um site conhecido é o “Google adwords” que é cobrada uma taxa de criação de conta no valor de R$ 20. Depois disso, é você quem define quanto quer gastar por clique feito no seu anuncio. Cada palavra-chave que você comprar terá um custo diferente, por isso o total de cliques que você terá com o investimento mensal escolhido dependerá desse valor de palavra-chave.
TIPO 2# Redes Sociais
Este tipo de mídia social se constitui em sites de relacionamento, que se apresentam como ótimas ferramentas de divulgação rápida, a exemplo do Facebook, Orkut, Google+, entre outros. Caso você escolha publicar conteúdo, todos esses sites tem custo zero. Caso queira fazer anúncios patrocinados em forma de “banners”, no “Facebook ads” por exemplo, você escolhe o valor do CPC e o limite diário que pode ser gasto. Por exemplo, digamos que sua escolha foi de pagar R$ 0,05 por clique e em seu orçamento diário você definiu que só pode gastar R$1 por dia. Então você terá 20 cliques por dia, pois o Facebook vai mostrar seus anúncios até chegar a R$1.
TIPO 3# Redes Sociais de Conteúdo
Este tipo de mídia social é bem semelhante ás redes sociais comuns (Facebook, etc), só que elas estão focadas na criação e no compartilhamento de conteúdo. Exemplos dessa mídia social são o YouTube, SlideShare, Flickr, entre outros. Todos esses sites são gratuitos para você usar.
TIPO 4# Microblogs
Este tipo de mídias sociais é voltadas para o compartilhamento de conteúdo, assim como a Redes Sociais de Conteúdo, só que de forma mais rápida e concisa. Exemplos são o Twitter, Tumblr, Pownce, entre outros. Todos esses sites são gratuitos para você usar.
Mas isso tudo varia de um trabalho e orçamento para outro. Por isso, sempre conte com a ajuda de bons profissionais!