X

Não encontrou o que está procurando?
Utilize o nosso campo de pesquisa abaixo...

X

ASSISTA AULAS GRATUITAS DE MARKETING DIGITAL!

CLIQUE AQUI!
Marketing e Mídias Sociais Logo

Orkut

O que é o Orkut?

Autor

Escrito por Bruno Marinho
maio 29, 2006

Junte-se a outras 74,587 pessoas.

Receba conteúdos inéditos sobre Marketing e Mídias Sociais!

Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam.

O Orkut foi lançado em 2004 por um engenheiro do Google, o turco Orkut Büyükkökten, com o intuito de tornar a vida social de seus usuários mais ativa, descontraída e estimulante. Como características principais, a rede social possui perfis de usuários, comunidades de interesses em geral e aplicativos, possibilitando que os integrantes compartilhem mensagens e imagens nos chamados scrapbooks – ou álbuns, em português – de cada perfil.

O Orkut é conhecido mundialmente como uma das redes sociais pioneiras na priorização das relações sociais on-line, tornando-se possível afirmar que o mesmo é uma das principais redes sociais virtuais que são pioneiras em permitir o relacionamento de usuários “semelhantes” em meio às suas plataformas, possibilitando que os mesmos se reúnam – seja em listas de amigos ou comunidades – para discutir determinados assuntos de seus interesses. No ano de 2006, em pleno período de ascensão em popularidade, o Orkut já podia ser visto como um forte canal de discussões envolvendo empresas e marcas, no qual as mesmas poderiam descobrir que dar ouvidos aos consumidores seria cada vez mais útil e proveitoso para o crescimento corporativo. Eles, uma vez fazendo parte da rede social, teriam em mãos o poder do Orkut para interagir com outros consumidores e, para as empresas, restava se preparar para ouvi-los.

 

Apesar de ter sido inicialmente fundado nos Estados Unidos, o Orkut passou a ser rapidamente adotado como a rede social de maior preferência por parte dos usuários do Brasil e da Índia, sendo estes, segundo estatísticas oficiais do Orkut, os países com o maior número de integrantes da mesma: 50,60% e 20,44% do número total de usuários, respectivamente. Assim, o Orkut é o melhor exemplo de um importante fator na construção de redes sociais na prática: apesar de ser um site construído com o foco em uma comunidade particular como o seu público-alvo, a partir do momento de sua criação não automaticamente o público que o habitou foi o público focado.

 

Atualmente, existe muita controvérsia a respeito do número de usuários do Orkut no mundo, sendo as ferramentas mensuradoras de tráfego de sites as mais confiáveis para obtenção desse número. Segundo estimativas da ferramenta de estatísticas de tráfego de sites intitulada DoubleClick Ad Planner, do Google, o número de usuários do Orkut, em setembro de 2011, foi de 67 milhões no mundo todo. Em acréscimo, sob uma perspectiva regional, segundo pesquisa do IBOPE Nielsen Online, o Orkut alcançou, em agosto de 2011, o número de 29 milhões de usuários únicos no Brasil; perdendo, depois de muitos anos, a posição de rede social mais popular no território brasileiro para o Facebook, que registrou 30,9 milhões de usuários.

Compartilhe essa postagem!
Tags:
Você também poderá gostar:

Ei, envie o seu comentário para nós ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *