Marketing Digital
Marketing digital é o título comum dado à propaganda e promoção do nome de uma marca ou produto no mundo digital.
Dessa forma os conceitos que abrangem esse processo acabam sendo bastante similares aos de outros tipos de marketing, como o de Marketing Pessoal, por exemplo.
Perceba que no marketing pessoal, quando falamos em apresentação e interação, valoriza-se frequentemente porte e ética, uma vez que no mundo digital esses dois valores também são lembrados com bastante frequência.
Ou seja, a forma como uma empresa ou produto é apresentada no mundo virtual deve ser similar a maneira com que a marca se porta no mundo físico, aproveitando o acesso cada vez mais fácil às massas, para solidificar uma ideia ou um valor.
Dessa forma o conceito de marketing digital é muito mais amplo e profundo do que puramente a ideia de propaganda, uma vez que o nome da marca carrega a imagem que se tem dessa marca, imagem esta que pode ser amplamente explorada para bem ou para o mal, no mundo digital.
O marketing digital quando feito de forma correta agrega valor e respeito a uma marca ou a um nome, amplia o público e conquista parceiros. Mas o oposto acontece quando o marketing digital não é feito adequadamente e dessa maneira o risco de perdas e prejuízos é importante.
Perceba que atualmente é comum que os clientes de uma loja visitem sua página online antes de ir até o local físico, se é que de fato cheguem a tanto. Em situações assim é imprescindível que o marketing digital seja feito adequadamente permitindo que:
- O nome da marca apareça diretamente na primeira busca nos sites de pesquisa.
- Que a página da loja seja rápida e dinâmica
- Que o site seja navegável e variado.
- Que o cliente ou usuário encontre o que veio procurar.
Respeitando essas diretrizes e adaptando ao próprio conceito de Marketing digital os valores já estabelecidos do marketing pessoal, empreendedor pode com facilidade desenvolver propagandas e campanhas cm objetividade e assertividade, levando em consideração que existem centenas de métodos para pesquisa e adequação dessas campanhas além é claro de mentores dispostos a passar conhecimentos valiosos sobre o assunto.
Os melhores autores
Como o marketing digital é cheio de meandros e métodos diferentes para cada nicho, é imprescindível pesquisar e conhecer estratégias que já foram testadas por outros empreendedores e estudiosos do assunto.
A gama desses profissionais é extensa, mas é possível citar alguns autores que possivelmente podem colaborar e muito com a escalada do sucesso da sua empresa no mundo digital.
Estes nomes são citados pela revista EXAME em um artigo sobre os melhores autores do tema Marketing digital e claro, as muitas obras desses profissionais poderão ter um impacto muito significativo na construção das suas futuras campanhas, são eles:
- Philip Kotler
- Claudio Torres
- Conrado Adolpho Vaz
- Martin Lindstrom
- André Telles
Alie-se a estes nomes e conheça um pouco mais sobre as técnicas e fundamentos do marketing digital.
Gostou das Dicas? Então deixe seu comentário abaixo!