Analista de Redes Sociais
Muito confundido com propaganda, o marketing digital e consiste basicamente em levar ao grande publico a ideia e o conceito de um produto ou marca.
O marketing digital é basicamente feito em ambientes sociais online, como os sites de busca e as próprias redes sociais que já abriram espaço para as empresas e costumam ser excelentes canais de divulgação com retorno rápido e ampla rotatividade o que permite explorar novos públicos.

O Marketing de Relacionamento e o Marketing de Conteúdo são excelentes ferramentas para conquistar e fidelizar consumidores online.
Além de ser barato e de fácil execução o marketing digital tem efeito basicamente através de conteúdo atrativo para o grande público, como vídeos, imagens ou outros infoprodutos que possam ser compartilhados com facilidade. Mas atenção às novidades que pedem atualização constante nesse tipo de marketing, porque a propaganda feita no mundo digital envolve um senso ético diferente das outras formas de marketing e erros ne procedimento podem ser fatais porque público é implacável.
O marketing digital para micro e pequenas empresas é muito mais do que simples propaganda, mas sim interação, uma vez que hoje já há empresas que existem apenas no mundo virtual e sendo assim dependem exclusivamente dessa forma dinâmica e muito eficiente de fazer propaganda e ciente disso o usuário exige dos empreendedores digitais a segurança e o atendimento constante para que os leads se transformem em compras e contratações efetivas.
Os pilares do marketing digital podem estar inseridos dentro dos seguintes pontos mais comuns e básicos:
- A disponibilização de um serviço ou produto através de páginas de contratação e compra.
Os sites precisam ser acessíveis e visivelmente seguros.
- A presença da marca nas redes sociais
É importante estar sempre visível através de banners e links patrocinados.
- O compartilhamento de links de produtos ou promoções
Postagens frequentes ajudam a assimilar a marca causando familiaridade com o publico.
- A elaboração de estratégias para atrair público.
Textos interessantes, polêmicos de humor, ou jogos e testes são algumas das estratégias que podem ajudar a alavancar as vendas e os leads de um site ou loja virtual.
As micro e pequenas empresas também podem usar e devem aproveitar o marketing digital para não ficarem de fora de todos esses benefícios, principalmente as físicas, mas como se pode observar dentro desses pontos citados acima cabem muitas descrições que atendem especificamente a nichos variados e por isso vai depender de cada empresa empregar as técnicas que melhor atenderem ao seu publico alvo.
Os pontos fortes que o marketing digital traz principalmente para essas empresas são a princípio:
- Reconhecimento do mercado.
- Aumento direto nas vendas.
- Valorização da marca.
- Segurança a longo prazo.
- Propaganda de grande alcance a baixo custo.
- Recuperação rápida de possíveis intempéries
- Expansão de área de atuação.
- Conquistas de parcerias importantes.
Sendo assim é comum que cada vez mais, o número de interessados nesse nicho pulsante e lucrativo aumente mas isso não quer dizer que este seja um problema, há espaço para todos no mundo digital e a esta é uma extensa plataforma onde pequenas e grandes empresas se igualam.
Gostou do Artigo? Então deixe seu comentário abaixo!