X

Não encontrou o que está procurando?
Utilize o nosso campo de pesquisa abaixo...

X

ASSISTA AULAS GRATUITAS DE MARKETING DIGITAL!

CLIQUE AQUI!
Marketing e Mídias Sociais Logo

Google+

O que é Google+ ?

Autor

Escrito por Bruno Marinho
outubro 29, 2012

Junte-se a outras 74,587 pessoas.

Receba conteúdos inéditos sobre Marketing e Mídias Sociais!

Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam.

O Google+, considerado por muitos a rede social concorrente direta do Facebook, foi lançado pelo Google em 2011, ainda em fase de testes e aceitando somente cadastros via convites. O sucesso da rede foi, desde seu início, estrondoso; e rapidamente o serviço de cadastros somente por convites foi suspenso devido à enorme quantidade de solicitações dos mesmos. Hoje, tendo sido liberado para cadastro de qualquer pessoa com mais de treze anos de idade – na maioria dos países, com pequenas variações de idade em determinadas regiões -, o Google+ é uma das maiores redes sociais virtuais em todo o mundo.

 

As funções do Google+ são, em geral, muito parecidas com as oferecidas pelo Facebook, como amigos, mensagens, compartilhamento de fotos e chat on-line; com a principal diferença presente na categorização dos amigos. No Google+, os amigos de um usuário são organizados em Círculos, permitindo o fácil acesso a determinado grupo de amigos ou direcionamento de mensagens exclusivamente a seletas pessoas. Assim, se, por exemplo, um usuário quiser chamar somente um grupo de amigos para ir ao cinema, ele seleciona o Círculo no qual o grupo se encontra e envia o convite somente a eles.

 

No mais, as demais funções do Google+ são compostas por características e recursos da maioria das demais redes sociais atuais, criando um ambiente completo que reúne praticamente todos os atributos das outras redes em um só lugar. Como principais recursos, a rede social apresenta o Stream – que reúne as postagens e novidades mais recentes dos amigos de um usuário -; Hangouts – que facilita o processo de estabelecimento de vídeo-chamadas entre usuários, reunindo até dez pessoas de uma só vez para participar da conferência -; e o Popular, uma espécie de seletor de informações pelas quais os usuários, em geral, estejam atualmente interessados. Também disponibiliza Fotos, Jogos e muitas outras funções interativas, além de uma das melhores versões de redes sociais para celular, inclusive com chat em tempo real com amigos pertencentes a diferentes Círculos.

 

Assim como o Facebook, o Google+ passou a disponibilizar para as empresas a possibilidade de criação de uma Página corporativa, reunindo informações sobre todos os fatores envolventes de determinada companhia. Bastante similares às fan pages do Facebook, as Páginas do Google+ podem ser criadas para empresas locais ou lugares, produtos ou marcas, instituições ou organizações, empresas ou pessoas relacionadas a artes, entretenimento ou esportes e outros.

 

Além das similaridades do Google+ com o Facebook já citadas, a função Curtir do segundo também é abordada pelo primeiro, mas com o nome de +1. Um usuário do Google+, ao se interessar pelo conteúdo integral de algum site ou parte dele, pode clicar no botão +1 – caso disponível na página – e recomendar o mesmo para seus círculos de amigos. A partir do momento em que determinado usuário clica em +1, todas as vezes em que alguém de seu círculo de amigos no Google+ pesquisar sobre o mesmo conteúdo utilizando o mecanismo de pesquisas do Google, poderá visualizar que o mesmo usuário recomenda aquele conteúdo. É uma forma de ampla disseminação de preferências por determinados sites ou conteúdos, unindo a rede social ao mecanismo de buscas do Google. Além disso, as preferências de usuários podem ser visualizadas facilmente por outras pessoas em seus perfis no Google+.

 

O número de usuários do Google+ vem crescendo rapidamente desde o seu início, sendo este bastante recente. Larry Page, atual CEO da Google, divulgou em uma postagem na sua conta pessoal do Google+ que, ao final de janeiro de 2012, a rede social já contava com 90 milhões de usuários globalmente – aumentando em mais do que o dobro do número de usuários existentes ao final do último trimestre de 2011. Além disso, segundo pesquisa da ComScore, a rede já está em terceiro lugar no Brasil em número de usuários, com quase 3,5 milhões de visitas mensais por usuários únicos em território nacional em novembro de 2011.

Compartilhe essa postagem!
Você também poderá gostar:

Ei, envie o seu comentário para nós ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *