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CRM Social

O Que é CRM e Quais são os Benefícios para Empresas

Autor

Escrito por Bruno Marinho
maio 14, 2014

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O CRM – ou Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em livre tradução – foi estabelecido como um modo de definir as ferramentas capazes de automatizar o contato com os clientes, indo desde sistemas totalmente informatizados, como forma de modificar a consciência da corporação a respeito da importância do cliente.

Assim, as companhias começam a manter melhores relacionamentos com seus clientes, de maneira eficiente e que seja capaz de fidelizar a audiência.
CRM

 

Mesmo com conhecimentos de CRM, é necessário que as empresas conheçam o mercado, bem como o público-alvo a que pretendem atingir – expectativas, estilo, perfil etc . Só assim, um negócio é capaz de se antecipar às necessidades de consumo – ou até mesmo criá-las. Por isso, a frase mestra de CRM é: “foco no cliente!”.

Tudo isso representa uma mudança de perspectiva, não só entre empresa e cliente, como já apontado, mas também do mercado como um todo, que deixa de priorizar os aspectos produtivos, para pensar em como fazer o seu produto ou serviço “chegar” ao público-alvo.

Evidentemente, o objetivo máximo, com as aplicações de CRM, é o aumento das vendas, ao mesmo tempo em que a empresa, como marca, se torna mais sólida.

 

Vantagens do CRM para as empresas

Há diversas vantagens do CRM para as empresas, dentre as quais, destacam-se:

• Segmentação da base de clientes, sob categorias como interesses, necessidades e outras;

• Objetivização do potencial de mercado apresentado pela empresa;

• Aperfeiçoamento dos serviços de atendimento ao cliente – via redes sociais, email, telefone, chat etc;

• Fazer e guardar o registro de todos os contatos de um dado cliente;

• Promover a fidelização de clientes – por meio de programas de fidelidade e afins;

• Avaliar constantemente o atendimento;

• Automatização de processos do negócio, ampliação de networking – ou rede de contatos da empresa.

 

Por todas essas razões, é imprescindível que o seu Sistema de Gestão ao cliente seja uma arma poderosa para vencer no mercado, promovendo, dessa forma, um verdadeiro encontro entre o seu trabalho e o seu público, que, sendo mais acolhido e respeitado, deverá consumir mais e estabelecer uma parceria de prazo longo. Não deixe essa ideia de lado!

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