CRM Social
O CRM – ou Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em livre tradução – foi estabelecido como um modo de definir as ferramentas capazes de automatizar o contato com os clientes, indo desde sistemas totalmente informatizados, como forma de modificar a consciência da corporação a respeito da importância do cliente.
Assim, as companhias começam a manter melhores relacionamentos com seus clientes, de maneira eficiente e que seja capaz de fidelizar a audiência.
Mesmo com conhecimentos de CRM, é necessário que as empresas conheçam o mercado, bem como o público-alvo a que pretendem atingir – expectativas, estilo, perfil etc . Só assim, um negócio é capaz de se antecipar às necessidades de consumo – ou até mesmo criá-las. Por isso, a frase mestra de CRM é: “foco no cliente!”.
Tudo isso representa uma mudança de perspectiva, não só entre empresa e cliente, como já apontado, mas também do mercado como um todo, que deixa de priorizar os aspectos produtivos, para pensar em como fazer o seu produto ou serviço “chegar” ao público-alvo.
Evidentemente, o objetivo máximo, com as aplicações de CRM, é o aumento das vendas, ao mesmo tempo em que a empresa, como marca, se torna mais sólida.
Vantagens do CRM para as empresas
Há diversas vantagens do CRM para as empresas, dentre as quais, destacam-se:
• Segmentação da base de clientes, sob categorias como interesses, necessidades e outras;
• Objetivização do potencial de mercado apresentado pela empresa;
• Aperfeiçoamento dos serviços de atendimento ao cliente – via redes sociais, email, telefone, chat etc;
• Fazer e guardar o registro de todos os contatos de um dado cliente;
• Promover a fidelização de clientes – por meio de programas de fidelidade e afins;
• Avaliar constantemente o atendimento;
• Automatização de processos do negócio, ampliação de networking – ou rede de contatos da empresa.
Por todas essas razões, é imprescindível que o seu Sistema de Gestão ao cliente seja uma arma poderosa para vencer no mercado, promovendo, dessa forma, um verdadeiro encontro entre o seu trabalho e o seu público, que, sendo mais acolhido e respeitado, deverá consumir mais e estabelecer uma parceria de prazo longo. Não deixe essa ideia de lado!