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Marketing de Conteúdo

Inbound marketing para o sucesso dos seus negócios

Autor

Escrito por raizaterra
março 1, 2014

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A era da comunicação mudou e a forma como as pessoas se relaciona também, mas isso não é uma grande novidade para ninguém, basta olhar ao redor e observar. A internet impactou diretamente na vida das pessoas e no comportamento de compra. Antes de adquirir um bem de consumo, é comum pesquisarmos sobre aquela determinada marca, produto ou serviço. Anterior a era digital, as pessoas tinham pouco acesso as informações, que acabaram  por se limitar nas opiniões de terceiros, amigos ou conhecidos de nossa confiança. Hoje, o Google e as mídias sociais são grandes aliadas do consumidor e talvez para muitas empresas, seus grandes inimigos. O desafio do marketing de agora é transformar essa tal “ameaça” em  oportunidade para o negócio,  e convertê-la em força para a empresa. As regras do jogo mudaram. As empresas devem parar de empurrar a mensagem para os seus possíveis consumidores e aprender a atrair clientes. Esse post vai ajudá-lo a implementar o inbound marketing em sua empresa.

 Inbound marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia

em ganhar o interesse ao invés de comprá-lo. ( HubSpot)

 O inbound marketing se baseia basicamente no marketing de conteúdo para atrair novos interessados ou leads, como nós chamamos em marketing digital para depois converter esses contatos qualificados em clientes, e assim transformá-los em divulgadores, defensores da marca. Consiste em fazer marketing para as pessoas certas, no  momento certo e no lugar certo,  em busca de “aliviar as suas dores”, ou seja, dar aquilo o que as pessoas precisam para ajudar a saciar as suas necessidades. O marketing de conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes.  O objetivo é gerar fidelização dos clientes ao entregar informações valiosas de maneira consistente, e consequentemente, aumentar de vendas, o engajamento com os clientes e potenciais clientes,  geração de novos leads. Existem alguns pontos que são importantes para a eficácia das ações de inbound marketing, as quais considero como uma  fórmula secreta para o sucesso.  

                                                                                                                                                                                                                                       

Esses três tópicos devem estar integrados para que o planejamento de inbound marketing seja efetivo. O marketing digital nos permite mensurar as ações mais precisamente do que no offline,  e realizar os possíveis ajustes no escopo do planejamento para otimizar resultados. Confira  5 pontos importantes para a implementação do inbound marketing:

1. Transforme o seu SITE em um concentrador – Não canalize toda a sua energia em seu site. 75% do seu foco deve estar no que acontece fora do seu site, com relação a sua marca, indústria e concorrentes.

– Crie comunidades para que as pessoas se conectem a você. Acrescente um blog em seu site e forneça conteúdos relevantes da área de atuação de sua empresa.

–  Disponibilize RSS em site/blog.

  2. O Google é essencial Faça SEO ( Search Engine Optimization) em seu site, que é a  otimização de sua página, seja do site ou blog, para os mecanismos de busca, principalmente para o Google. Um grande aliado para sua estratégia de inbound marketing. Lembra que o comportamento de compra do consumidor mudou? Quando uma pessoa entra em contato com a empresa é muito provável que ela já tenha feito a sua pesquisa prévia sobre determinado produto ou serviço. SEJA ENCONTRADO PELO GOOGLE com conteúdos positivos e agregadores para sua empresa.  O trabalho com links patrocinados como Adwords, por exemplo, é uma meio excelente para gerar negócios, mas não tão eficaz quanto a pesquisa orgânica do google que tem mais credibilidade aos olhos do consumidor.    3. Blogs externos  Associe a sua marca e a sua página ( site ou blog corporativo) a canais de boa reputação no mercado, e principalmente no google ( Pagerank) para gerar link buidinge que ajudam a aumentar a relevância nos mecanismos de busca.   4. Mídias Sociais  Defina quais canais têm mais associações e identificação com a sua marca,e seu público alvo. Não caia no erro de abrir contas em todas as redes sociais sem antes fazer esse estudo. É perda de tempo, energia e dinheiro para o seu negócio. Concentre-se em canais apropriados para a sua empresa e crie conteúdo que tenha relevância para o seu público alvo, e disponibilize no momento certo e no lugar certo.   5. Landing pages Criar landing pages para serem linkadas ao seu blog é uma tática essencial para captar novos contatos (leads) para o seu negócio. São confeccionadas estrategicamente em forma de funil, que direciona o usuário para uma página final, onde o ele efetuará uma compra, assinará um serviço, ou baixará um conteúdo pertinente ao seu negócio, seja um wallpaper, vídeo ou ebook, por exemplo. Após oferecer conteúdo para o visitante consumir é possível identificar o seu interesse, e ajudar na construção do seu perfil, e assim, continuar o trabalho com esse novo interessado no funil de vendas para  convertê-lo posteriormente em cliente, é um processo contínuo. Definir os personas do seu negócio contribui consideravelmente para um planejamento eficaz.   O inbound marketing ainda é conceito novo, mas daqui a algum tempo se tornará indispensável. A evolução da sociedade tem apontado que é necessário falar diretamente ao cliente, e saber ouvi-lo (Aprenda a extrair aprendizados com essa experiência), atraindo as pessoas certas para a sua marca, produto ou serviço certo, no momento certo e no lugar certo.

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