Analista de Redes Sociais
O mercado musical está aberto para quem tem talento e para quem busca uma carreira em algo que ame. Vamos mostrar, neste artigo, 5 dicas de mídias sociais para músicos.
Como os músicos podem usar as mídias sociais?
O jeito de escutar e comprar música mudou muito nas últimas décadas. Antes comprávamos o CD e hoje ouvimos as músicas no formato mp3 pela internet. Antes só tínhamos contato com nossos artistas preferidos quando participávamos de algum show dos mesmos. Hoje, basta entrarmos nas mídias sociais e interagirmos com eles.
Se você é músico, precisa estar conectado às novas tendências do mercado e saber que o seu público também mudou. Precisa aprender sobre as novas maneiras de entrarmos em contato com a música.
Vamos mostrar, neste artigo, 5 dicas de mídias sociais para músicos e como você pode aproveitar esta ferramenta para aumentar a divulgação do seu trabalho:
-
Faça vídeos de suas apresentações e músicas:
Use as plataformas de vídeos para criar um canal sobre seu trabalho. Faça vídeos com músicas novas, com dicas sobre música, promova suas apresentações, e sempre incentive as pessoas a curtirem seu trabalho, a deixarem comentários e até mesmo a compartilharem seus vídeos nas redes sociais;
-
Disponibilize o download e o compartilhamento gratuito do seu trabalho:
Isto é uma questão que gera certa polêmica. Por que divulgar suas músicas de maneira gratuita? Bom, a não ser que você seja muito conhecido no meio musical, compartilhar algum material gratuito irá incentivar as pessoas a conhecerem seu trabalho e, caso elas gostem, não terão nenhum problema em compartilhar.
A estratégia de marketing de conteúdo é fundamental nas mídias sociais e para os músicos isto não é diferente;
-
Dê aulas online:
Uma maneira de gerar renda e também promover suas músicas é dando aulas online. Faça a divulgação nas redes sociais e use as plataformas de ensino à distância se precisar de suporte técnico.
Comece promovendo para amigos e conhecidos, solicitando que eles ampliem a divulgação através das redes sociais;
-
Faça um blog de música:
Ter um perfil nas redes sociais, uma fan page é importante para mostrar seus projetos e gerar novos contatos. Além disso, você pode criar um blog sobre música, trazendo novidades do setor, curiosidades, material gratuito e de qualidade, aumentando suas chances de geração de tráfego e também ampliando sua divulgação online.
O blog sempre deve estar associado às outras mídias sociais que você venha a utilizar, criando uma estratégia de divulgação cruzada;
-
Faça parcerias:
Crie associações com outros músicos seja nas mídias sociais seja em apresentações ao vivo. Você poderá compartilhar do mesmo público e também terá mais material para agregar em publicações e em conteúdo.
É possível até mesmo criar projetos com a participação de outros músicos, enriquecendo tanto o seu trabalho quanto o deles;
Conclusão
Os músicos também podem aproveitar os recursos das mídias sociais para aumentarem sua visibilidade para o mercado. Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.