E-Commerce
Que a presença, nas redes sociais, das marcas é algo fundamental, nos dias de hoje, ninguém duvida. A grande questão que se coloca é a estratégia para fazer uma ação funcionar, trazendo engajamento e conversões para uma empresa. Se considerarmos o ramo de e-commerce, a importância de conversões é ainda maior.
Então vejamos a seguir, quais as 5 dicas mais relevantes para que empresas do setor de e-commerce se beneficiem das redes sociais.
1# – Defina seu público-alvo
Seguindo o padrão de ações de propaganda no mundo real, o mundo virtual demanda que haja planejamento constante e definição do público ao qual se pretende atingir. Ao defini-lo, é interessante fazer pesquisas para entender como essa audiência enxerga o produto que você pretende comercializar e, com os dados reunidos, pode-se pensar em campanhas e ações online mais específicas, que tem a tendência a apresentar altos índices de conversão.
Em contrapartida, atirar para todos os públicos, ou não saber como agir, pode levar a um comodismo e a perdas significativas, gerando prejuízos e estagnação do negócio;
2# – Escolha os canais e interlocutores apropriados
Primeiramente, deve-se avaliar qual rede social seria mais interessante para atingir o público pretendido – seria Twitter? Instagram? Pinterest? Facebook? LinkedIn? – e, a partir dessa escolha, começar a marcar presença nesse meio.
A partir daí, deve-se definir interlocutores, para se relacionar e gerar interesse por parte do público. Toda a empresa deverá contribuir com discussões;
3# – Dê respostas rápidas a clientes
É imprescindível haver rapidez no processo de comunicação entre empresa e cliente. A demora pode significar perda de vendas, pelo fato de o cliente desistir, ou achar que o serviço oferecido pelo e-commerce, não é bom. Designar porta-vozes também é uma boa iniciativa. Isso mesmo: são profissionais capazes de lidar com vários tipos de circunstância dentro de um negócio, sempre com respeito, educação e presteza, oferecendo soluções;
4# – Identifique os seguidores com mais influência
Perceber, dentro da comunidade de usuários da rede social escolhida, quais são os mais influentes e/ou populares. Essas pessoas costumam ter grande poder de convencimento sobre grupos. Isso deve ser utilizado a favor, pois ampliará o número de replicações de notícias da empresa, divulgando a marca;
5# – Monitore a concorrência
Verificar os passos das empresas que disputam mercado de e-commerce com você é muito importante. Aprender com os erros e acertos da concorrência é prova de sabedoria e, ao mesmo tempo, dá repertório para que o empreendedor observador consiga inovar, apresentando ações e práticas inéditas e surpreendendo o cliente.
Olha que Monitoramento Divertido que acabou levando em engajamento e novas oportunidades:
Aproveite as dicas e humanize o seu e-commerce nas Mídias Sociais!
Redes Sociais são feitas de pessoas e não de bytes!
Vamos gerar relacionamento e capital Social?