Como Fazer um Monitoramento de Mídias Sociais?

Como Fazer um Monitoramento de Mídias Sociais?

A grande maioria das empresas está nas redes sociais. Isso é inquestionável. O que difere a atuação de cada negócio nesse contexto são as questões relativas à importância e gerenciamento desse tipo de ferramenta, de modo a não ser necessário um alto investimento e, ao mesmo tempo, que haja eficiência máxima. Para que isso seja conquistado, é indispensável que se faça o monitoramento de mídias sociais.

Como Fazer um Monitoramento de Mídias Sociais, na prática?

Para começar, um profissional nessa área deve ser contratado pela empresa, justamente porque são pessoas gabaritadas para fazer com que a empresa se torne cada vez mais relevante na web, com engajamento crescente de seu público-alvo. Caso o negócio ainda seja um startup ou se trate de uma micro ou pequena empresa, esse trabalho pode ser feito por você, desde que seja com boa dedicação, para resultados satisfatórios.

A fim de saber como agir, no processo de monitoramento de mídias sociais, uma boa alternativa é pesquisar por grandes marcas e estudar seu posicionamento e estratégia de presença em redes sociais. E partir daí, se pode elaborar toda uma estratégia de comunicação, visando o melhor para o cliente. Mas antes disso, o que importa é o planejamento, pois sem essa ideia-chave, o risco de deslizes e perda de clientes é bem maior.

Portanto, no momento de planejar, deve-se: ver quais as redes sociais utilizadas pela empresa e qual o objetivo do negócio nessas mídias e analisar o desempenho das publicações intervenções dentro desse contexto virtual – sempre destacando que esse veículo não é responsável por conversão imediata, mas sim pelo famoso “branding”, ou seja, um trabalho focado para que as pessoas saibam o que esperar da sua marca.

Marketing sem um bom conteúdo não significa muito. Por isso, o marketing de conteúdo tem ganhado tanto destaque nos últimos tempos. Esse sucesso se deve ao fato de que essa estratégia faz propaganda de forma muito sutil, despertando o interesse do público, em estar engajado na marca.

Para ver se a estratégia de marketing tem sido bem-sucedida, é importante utilizar ferramentas de monitoramento de mídias sociais. Isso é importante para levantar dados concretos sobre a estratégia de marketing adotada.

 

Confira uma Playlist com 11 Ferramentas de Monitoramento em Mídias Sociais Gratuitas

 

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.