Uncategorized Bruno Marinho

Qual é a História do Marketing Digital?

Qual é a História do Marketing Digital?

Há pouco mais de uma década, os únicos canais e mídia em que as empresas poderiam fazer a sua divulgação eram as chamadas “mídias tradicionais”, que em resumo, seriam os jornais,a televisão,os livros ou o rádio. Estamos observando que, com a popularização da internet e das redes sociais, a forma de promoção de serviços e produtos assim também como o contato entre a empresa e o cliente mudou. Hoje, é possível fazer a promoção de um produto nas redes sociais, até de forma gratuita e estabelecer contato com o cliente de forma instantânea e satisfatória, também sem ter grandes custos. A essa nova forma de fazer propaganda damos o nome de “marketing digital”.

Neste artigo vamos falar mais sobre a história do Marketing Digital, mostrando seu passado, presente e futuro.

Confira: Qual é a História do Marketing Digital?

 

Social-Media-Icons

Basicamente, o marketing digital, é um conjunto de ações de comunicação, que tem como meio de propagação da mensagem a internet, a telefonia celular e outros meios digitais, com o intuito de divulgar e comercializar os produtos e/ou serviços de uma empresa, chegando aos consumidores de forma rápida e relevante. No marketing digital, as ações são estruturadas na utilização das tecnologias de informação e comunicação desde a criação, até a gestão das relações com os clientes.

 

Antes do marketing digital….

 

publico-alvo1

A única opção de promoção dos produtos eram as mídias tradicionais, que consistiam na divulgação em jornais, televisão, rádio e livros, veículos que não permitiam interação direta com o público e tinham pouca flexibilidade. Hoje, existe um esforço das mídias tradicionais em gerar esta interatividade e participação de seus consumidores, mas é nesse contexto que entra novamente o uso da internet, pois esta interação é estimulada através do uso de e-mail, twitter ou facebook. Passamos de um ambiente totalmente passivo, usado pelas mídias tradicionais, para um contexto onde atuamos de forma ativa, escrevendo, lendo e influenciando ativamente nas decisões das empresas e é esse poder que torna o marketing digital tão poderoso.

 

Quando surgiu o marketing digital?

O surgimento do marketing digital coincide com o surgimento da internet. A internet surgiu no ano de 1960 e desde então tem crescido absurdamente e de acordo com Turban (2004), a partir da comercialização da Internet e da introdução da Web na década de 90, possibilitou o surgimento de várias aplicações do comércio eletrônico, como o marketing direto, leilões online e compras eletrônicas. Com milhões de usuários que acessam diariamente blogs e comunidades virtuais, esse s tornou um excelente canal de promoção para as empresas, uma vez que, o público que vai até você. Foi nesse contexto que surgiu o Marketing Digital, onde as empresas podem oferecer seus produto, conquistar novos clientes e fidelizar outros, assim, vendendo mais.

 

A 1ª ação de marketing digital

A primeira tentativa de divulgação comercial massiva pela Internet foi feita pelo escritório de advocacia “Canter e Siegel”, em 1994, nos Estados Unidos. Essa tentativa de marketing digital, ficou mundialmente conhecida pela reação ruim que provocou entre os usuários das redes em que a propaganda foi feito e também teve grande repercussão na imprensa da época. O escritório de advocacia “Canter e Siegel” buscou um meio barato de comunicação e enviou um anúncio que oferecia seus serviços, para obtenção do “green card”, a mais de 7 mil grupos de discussão. Violando uma regra desses grupos, que ainda está em vigor em muitos fóruns da internet, onde é proibido a publicação de campanhas publicitárias. Essa tentativa falha de marketing digital, abalou seriamente a reputação do escritório de advocacia entre os membros da comunidade on-line.

 

O futuro do marketing digital

Qual é o Futuro do Marketing Digital?

Qual é o Futuro do Marketing Digital?

As vendas de celulares smartphones no Brasil durante o segundo trimestre de 2014 somaram mais de 13 milhões de aparelhos, isso significou um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com estudo da International Data Corporation. Poder usar o aplicativo “WhatsApp” é um dos principais motivos que impulsionaram essa venda de celulares. Os marketing digital em dispositivos móveis, principalmente usando o aplicativo WhatsApp, se mostra como o futuro desse tipo de propaganda.

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de marketing digital, principalmente por oferecer alguns recursos que permitiram tanto um marketing pessoa a pessoa, quanto um marketing em grupo.

Gostou do Artigo? Então deixe seu comentário abaixo!

 

Gostou? Então deixe seu comentário abaixo

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!