Marketing Digital Bruno Marinho

Qual a Diferença Entre Marketing Tradicional e Marketing Digital?

Qual a Diferença Entre Marketing Tradicional e Marketing Digital?

A internet mudou a maneira como nos comunicamos e, principalmente, a maneira como buscamos produtos e serviços no mercado. A facilidade de acesso às informações, a possibilidade de comparação entre empresas e o aumento da concorrência trazem uma nova visão do mercado consumidor que está muito mais exigente e competitivo.

marketing digital ferramentas

Vamos falar, neste artigo, sobre as principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também os artigos como se tornar um profissional de marketing digital e o que é uma consultoria de marketing digital.

 

O que é o Marketing Digital?

Vamos imaginar uma situação: você quer iniciar uma atividade física e decide que fazer aulas de artes marciais combine mais com seu perfil. Para tanto, você precisará de um local próximo do seu bairro. Como você busca a informação de onde existe uma empresa que lhe ofereça este serviço?

Há alguns anos, você provavelmente sairia de casa e andaria pelo bairro procurando este estabelecimento. Ou ficaria atento para receber algum folheto de propaganda ou talvez até encontrar algum anúncio no jornal local. Isto levaria alguns dias, talvez semanas e, pode até ser, que seu entusiasmo em realizar uma atividade física tenha reduzido.

No entanto, esta não é mais a realidade. Assim que você decide que irá fazer uma atividade física, provavelmente pegará seu celular, abrirá a internet e com a utilização de algum mecanismo de busca ou através de algum aplicativo, irá procurar por aulas de artes marciais próximas à sua região.

Ou seja, a empresa que tiver alguma informação sobre seu negócio na internet estará muito melhor posicionada do que qualquer outra que não esteja, independentemente de seu tamanho ou investimento.

 

Qual a diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital?

Não importa se é uma microempresa como uma pequena padaria ou mesmo uma grande empresa como uma indústria. O marketing digital está vivo e presente em todos os setores e é fundamental para o crescimento e a sobrevivência de qualquer negócio.

No marketing tradicional estão inclusas todas as definições da marca entre elas o tipo de produto, seu público-alvo, a precificação e, por fim, as ações promocionais para se levar este produto ou serviço ao seu mercado consumidor.

As definições de uma marca, seus produtos e serviços, e a análise do público-alvo também são importantes no marketing digital e devem ser estruturadas por qualquer empresa. No entanto, a maior diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional está justamente na forma e nos veículos de comunicação entre a empresa e seus clientes.

No marketing digital, as ações de comunicação realizadas com o mercado consumidor utilizam a internet, a telefonia celular e quaisquer outros meios digitais para divulgação e comercialização de seus produtos e serviços.

Não há como fugir desta nova realidade. Portanto, uma empresa que esteja fora do mercado de comunicação digital tem grandes chances de estar perdendo mercado consumidor e até mesmo se tornando invisível para a maior parte das pessoas.

 

Conclusão

O marketing digital mudou o perfil do consumidor e também mudou as maneiras de interagirmos com o mercado e de sermos efetivamente encontrados. Acesso fácil às informações, conteúdo de qualidade e agilidade na entrega de produtos e na prestação de serviços são as principais exigências deste novo mercado.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.