Quais os Tipos de Mídias Sociais para Empresas?

Quais os Tipos de Mídias Sociais para Empresas?

Saber o que o cliente quer é o gatilho para ter muito sucesso na sua empresa. Para atingir os interesses do publico alvo do seu negócio é necessário criar canais para captar o que o mercado está á procura e lançar o seu produto para atender essa demanda e é para isso que as mídias em geral servem. Há duas décadas, os canais midiáticos disponíveis para as empresas divulgarem seus produtos se resumiam a jornais, televisão, livros ou rádio. Hoje, com o advento da internet, a forma de entrar em contato com o cliente mudou de forma drástica e novas mídias surgiram, as chamadas mídias sociais. Nesse  artigo, vamos falar sobre os tipos de Mídias Sociais para Empresas e com isso, você poderá escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.

 

O que são mídias tradicionais?

São as formas tradicionais de divulgação de produtos e serviços, como jornais, televisão, livros ou rádio. Essas formas de mídia, apresenta pouca flexibilidade, mas ainda é bastante usada no mundo, por conta da sua tradição. Temos como exemplo do uso dessas mídias tradicionais, as propagandas vinculadas na TV. A grande desvantagem desse tipo de mídia é o alto preço e a pouca flexibilidade. Por isso, que muitas empresas, mesmo as maiores e mais tradicionais, buscam as Mídias Sociais para Empresas.

 

O que são Mídias Sociais?

As mídias sociais apresentam várias características que não estão presente nas mídias tradicionais, como jornais, televisão, livros ou rádio. Primeiramente, as mídias sociais dependem da interação entre as pessoas que a compõem, pois é a discussão e a integração entre essa pessoas que constroem o conteúdo compartilhado desse tipo de mídia, usando a tecnologia como fio condutor. Outro fator que difere a mídia social da tradicional é que as Mídias sociais não são finitas, ou seja, não existe um número determinado de páginas ou horas.

 

Quais os tipos de Mídia Social?

As mídias sociais sempre estão incorporando novidades, por isso existem alguns tipos de Mídias Sociais que podem ser usados pela sua empresa, como por exemplo:

 

TIPO 1# Os Blogs

Este tipo de mídia social se constitui em páginas divulgadas na internet cujo objetivo principal é a disseminação de pensamentos. As empresas podem usar essa ferramenta para poder se relacionar com o público-alvo que deseja, fazendo artigos otimizados com a técnica chamada de “SEO” para alcançá-los mais fácil.

 

TIPO 2# Redes Sociais

Este tipo de mídia social se constitui em sites de relacionamento, que se apresentam como ótimas ferramentas de divulgação rápida, a exemplo do  Facebook, Orkut, Google+, entre outros. Ficam ainda mais eficientes, quando utilizadas juntamente com um Blog.

 

TIPO 3# Redes Sociais de Conteúdo

Este tipo de mídia social é bem semelhante ás redes sociais comuns (Facebook,etc), só que elas estão focadas na criação e no compartilhamento de conteúdo. Exemplos dessa mídia social são o YouTube, SlideShare, Flickr, entre outros.

 

TIPO 4# Microblogs

Este tipo de mídias sociais é voltadas para o compartilhamento de conteúdo, assim como a Redes Sociais de Conteúdo, só que de forma mais rápida e concisa. Exemplos são o Twitter, Tumblr, Pownce, entre outros.

Todas estas mídias, quando usadas da maneira correta, trazem resultados espetaculares para sua empresa!

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!