Marketing Digital Bruno Marinho

Quais as Diferenças Entre Consultor e Analista de Marketing Digital?

Quais as Diferenças Entre Consultor e Analista de Marketing Digital?

Conheça o Composto do Marketing Digital e seu Funcionamento.

O mercado de profissionais na área de marketing digital vem crescendo e, com isso, surge a necessidade de novos cargos e atribuições. Muita gente, entretanto, se confunde na hora de definir o que são um consultor e um analista de marketing digital. Tire de uma vez suas dúvidas e saiba quais são as diferenças entre consultor e analista de marketing digital.

Confira Quais as Diferenças Entre Consultor e Analista de Marketing Digital?

 

  1. Estratégias

As estratégias utilizadas por um consultor de marketing digital são diferentes das utilizadas por um analista. No caso do consultor de marketing digital é, normalmente, feito um planejamento estratégico de marketing digital geral, englobando e identificando todos os problemas e apresentando soluções.

Já o analista de marketing digital possui estratégias progressivamente mais específicas, como o planejamento de ações, eventos e pesquisas para conhecer e atrair o público.

 

  1. Vínculo com a empresa

Normalmente o consultor é parte de uma consultoria de marketing digital, sendo, portanto, externo à empresa. Já o analista de marketing digital tende a ser um funcionário da empresa, com uma visão interna da organização.

 

  1. Duração do trabalho

Embora ambos trabalhem com projetos de escopo bem definido, o consultor de marketing digital tende a ter uma data limítrofe para o encerramento de suas atividades com a empresa – a menos que ele se torne um consultor fixo.

Já o analista de marketing digital tende a ter um contrato mais longo e, embora trabalhe por projetos, possui um senso de continuidade dentro da empresa.

 

  1. Visão da empresa

Outra diferença entre consultor e analista de marketing digital consiste no fato de que por ser externo à corporação, o consultor de marketing digital possui uma visão mais ampla dos negócios, mas uma visão bastante limitada das políticas internas da empresa, por exemplo.

Já o analista de marketing digital normalmente possui uma visão interna bastante forte, conhecendo políticas e funcionamentos da empresa, mas tendo uma visão global mais limitada por causa de seu vínculo.

 

  1. Experiência com problemas semelhantes

Por atender diversos clientes, é possível que o consultor de marketing digital tenha um conhecimento maior sobre o problema ou necessidade da empresa em questão, conseguindo traçar um plano de solução mais facilmente.

O analista, por sua vez, pode ter uma visão mais restrita dos problemas semelhantes que outras empresas encaram justamente por não estar em contato.

 

As semelhanças existem

Apesar disso, nem só de diferenças vivem os consultores e analistas de marketing digital, já que o trabalho deles encontra diversos pontos de interseção.

 

  1. Desenvolvem soluções

Em escalas diferentes, ambos procuram desenvolver soluções para os problemas e necessidades da empresa em relação ao marketing digital, criando estratégias e planos de ação.

 

  1. São agentes de mudança

Tanto o consultor quanto o analista de marketing digital são agentes de mudança, permitindo que a empresa encontre soluções que melhorarão o seu posicionamento online.

 

  1. Melhoram a efetividade do marketing digital

Com as soluções do consultor e do analista de marketing digital, esse tipo de marketing se torna mais efetivo, melhorando o desempenho e trazendo mais resultado para a empresa.

Portanto, ao se perguntar qual a diferença entre consultor e analista de marketing digital é importante saber que essa não é uma resposta única e que inclusive ambos os profissionais guardam diversas semelhanças entre si.

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Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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