Redes Sociais Bruno Marinho

Como Definir a Persona para as Mídias Sociais?  

Saber exatamente quem é o público-alvo e conhecer seus hábitos e interesses é indispensável para quem quer obter sucesso nas mídias sociais, pois somente assim é possível acertar com precisão a comunicação com clientes e potenciais clientes.

Como Descobrir uma Persona?

Como Descobrir uma Persona?

 

Para conhecer o público, é importante a criação de uma persona com as características compatíveis com a do público-alvo, facilitando o direcionamento e adaptação de estratégicas. Assim, descubra como definir a persona para as mídias sociais fazendo as perguntas certas.

Quem é o meu cliente?

A primeira pergunta que você deve fazer é quem é o seu cliente, como ele é, seu perfil, personalidade e até mesmo características físicas. É possível descobrir isso com análises, avaliações e até mesmo pesquisas entre sua base de clientes, ainda que pareça que não existe nada em comum entre eles.

Pelo que meu cliente se interessa?

Sabe-se que o marketing de conteúdo nas mídias sociais é importante e por isso você deve saber exatamente pelo que o que cliente se interessa e o que ele poderia esperar ao procurar a sua marca ou empresa como referência no mercado.

Do que o meu cliente precisa?

Também é fundamental para definir a persona para as mídias sociais que você saiba do que o seu cliente precisa e especialmente como seu produto, serviço ou mesmo conteúdo pode ajudá-lo, tornando a sua marca prioridade entre suas escolhas.

Como meu cliente toma decisões?

Saber como seu cliente toma decisões, o que faz com que ele escolha uma coisa em detrimento da outra e o que influencia em suas decisões, como facilidade de acesso ou confiabilidade, também ajudarão a definir a persona para as mídias sociais.

Isso também ajudará com que você entenda o que leva, por exemplo, seu cliente típico a compartilhar ou comentar um conteúdo, permitindo maior direcionamento nas mídias sociais.

Quais são os hábitos do meu cliente?

Qual é o dia da semana em que seu cliente típico está mais ativo? Em qual horário há maior participação? Quanto tempo um frequentador gasta no seu site? Tudo isso ajuda com que você defina a persona e conheça seus hábitos. Dessa forma, fica muito mais efetivo criar ou programar uma publicação nas mídias sociais, por exemplo.

Onde está o meu cliente?

Para falar em mídias sociais de forma eficiente é indispensável que você saiba exatamente onde o seu cliente está, pois isso te poupará de investir nas mídias sociais incorretas. Assim, se o seu público é mais jovem, a sua persona provavelmente será alguém que está mais presente em redes sociais que são menos populares entre os mais velhos, por exemplo.

O que deixa o meu cliente insatisfeito?

Aprender com o feedback negativo é fundamental para evitar a repetição de erros, por isso ao definir a persona para as mídias sociais saiba o que deixa o seu cliente típico insatisfeito. Pode ser um texto muito longo, uma imagem pesada ou um assunto polêmico – o importante é que você perceba isso e adapte sua estratégia.

Assim, definir a persona para as mídias sociais é indispensável para que você saiba como se comunicar com o seu público de forma mais eficiente, podendo, inclusive, criar mais de uma persona.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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