Redes Sociais Twitter Bruno Marinho

O que é um Tweet e como as empresas podem utilizá-los

O que é um Tweet e como as empresas podem utilizá-los
O twitter mudou a maneira que as empresas se relacionam com seus clientes.

O twitter mudou a maneira que as empresas se relacionam com seus clientes.

Já se foi o tempo em que as empresas achavam que as redes sociais eram vistos somente para diversão e eram muito mal vistas,mas como este fenômeno não pode ser deixado para trás, muitas empresas resolveram incorporar estas redes sociais para tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico e rentável e uma das ferramentas mais usadas é o Tweet.

Nunca se imaginou que 140 caracteres poderiam fazer tanta diferença na vidas das pessoas, tanto no campo profissional quanto no campo pessoal, pois o  Twitter se tornou uma ferramenta de comunicação fácil de se usar e muito ágil, que pode aproximar pessoas que estão muito distantes e que pode ajudar em decisões importantes que devem ser tomadas de forma muito rápida e que muitas das vezes podem ser deixadas para outra hora.

Um Tweet nada mais é do que o texto que é escrito no Twitter, que não pode passar de 140 caracteres e esta ferramenta vem sendo usadas por pessoas de todo o mundo, de todas as classes sociais, inclusive jogadores e artistas famosos, com o objetivo de aproximarem de seus fãs, sem precisar de estar presente a todo o tempo.

 

Utilize é uma excelente ferramenta para SAC Digital. Fonte da Imagem: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/wp-content/uploads/2010/04/twitter1.jpg

Utilize é uma excelente ferramenta para SAC Digital. Fonte da Imagem: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/wp-content/uploads/2010/04/twitter1.jpg

As empresas também podem se beneficiar desta poderosa e simples ferramenta e para facilitar a troca de informações, as mesmas devem estar bem organizadas e a forma que foi encontrada para organizar algum assunto é por meio de hastags, que são textos precedidos de #, que nada mais é do que agrupar mensagens relacionadas a um assunto, bastando apenas digitar por exemplo #euodeioregimes e em seguida digitar a sua mensagem.

Este tipo de mensagem pode ser usada para discutir sobre alguma palestra que foi dada na empresa, ou para debater sobre algum problema importante na empresa e que deva ser resolvido de forma bem rápida ou sobre qualquer assunto que possa ser resolvido sem grandes trâmites burocráticos, pois a internet veio justamente para facilitar a vida dos seres humanos em todas as áreas da vida.

No âmbito profissional, procure usar os twittes de forma bem profissional, ou seja, procure evitar piadas de mal gosto ou brincadeiras, pois em um ambiente profissional tudo o que se espera é um bom comportamento, ou seja, procure brincar em uma hora bem mais descontraída, como em uma cervejada no fim do dia.

 

 

Matéria do Estadão no caderno de economia de hoje sobre o uso do Twitter pelas empresas no Brasil.

Matéria do Estadão no caderno de economia de hoje sobre o uso do Twitter pelas empresas no Brasil.

 

Outro aspecto que não deve ser feito é usar o twitter para casos em que só possam ser resolvidos mediante uma reunião ou pessoalmente com o patrão, pois há situações que muitas das vezes somente o face a face resolve, ou seja, não dá para trocar o contato físico completamente, principalmente em assuntos profissionais ou pessoais muito sérios.

E com todas estas dicas, usar o Twitter pode ser uma boa opção para o mundo dos negócios, pois muitas informações que antes eram resolvidos bem depois podem ser resolvidos na hora, pois os 140 caracteres nunca tiveram um espaço tão importante na vida das pessoas como agora, pois assim se pode resolver muitas coisas sem embromação, ou seja, direto no assunto.

 

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.