Marketing Digital Mercado de Trabalho Bruno Marinho

O que é um Consultor de Marketing Digital?

O que é um Consultor de Marketing Digital?

Você Sabe o  que é um Consultor de Marketing Digital?  Com o crescimento da tecnologia e da internet, surgiram muitas novas oportunidades tanto de negócios no meio digital quanto de nossos tipos de serviços prestados por profissionais que, até então, não existiam no mercado.

O consultor de marketing digital, por exemplo, é um profissional da área de marketing, porém qualificado e especializado nas estratégias para o meio digital. Este profissional é o elo para o mundo online e tem um papel fundamental na geração de resultados e no crescimento dos negócios digitais.

Conheça, neste artigo, um pouco mais sobre o perfil do consultor digital e quais as principais áreas de atuação deste profissional.

 

O que é um consultor de marketing digital?

 

O marketing digital tem como principal função a criação e o posicionamento de marcas nos negócios online. Dentro deste conceito estão inseridas todas as definições da identidade do negócio, análise do público-alvo e do mercado, definição das ofertas, posicionamento de produtos e serviços, assim como também todas as definições de estratégias para a conexão entre o mercado e a empresa, com ações de publicidade e promoção.

O consultor de marketing digital deve ter uma excelente base de marketing e também deve conhecer muito bem todas as ferramentas do meio digital, sendo o principal elo entre as empresas e os diferentes profissionais que irão atuar no projeto, tais como web designers, programadores, analistas de redes sociais, entre muitos outros.

Veja, a seguir, algumas das principais atividades desenvolvidas pelos consultores de marketing digital:

 

Planejamento de marketing:

Vimos anteriormente que o consultor de marketing digital precisa de uma excelente base em marketing. Ele pode atuar fazendo todo o planejamento inicial do negócio, definindo os conceitos relacionados à marca como a imagem que a empresa quer passar no ambiente online, ajudando no desenvolvimento de produtos e serviços e definindo as principais estratégias para se atingir o mercado;

 

Estruturação dos canais de comunicação:

Existem muitos recursos no meio digital, porém é preciso ter foco naqueles que de fato estão de acordo com o planejamento de marketing da empresa. O consultor de marketing digital precisa ter conhecimento de todos os canais de comunicação, orientando as empresas a investir naquilo que for mais adequado.

Ele pode atuar gerenciando e acompanhando os profissionais das áreas técnicas para desenvolvimento de sites, blogs, lojas virtuais, plataformas interativas, aplicativos, assim como a gestão de mídias sociais;

 

Gestão de métricas e indicadores:

O consultor de marketing digital precisa ter conhecimento das ferramentas de gestão online, avaliando os indicadores de controle de resultados para verificar se a empresa caminha de acordo com o planejamento de marketing feito inicialmente.

Ele precisa fazer o acompanhamento e a análise de indicadores de controle como o total de visitantes qualificados, número de cliques, retorno sobre investimento, de taxas de conversão, de engajamento de consumidores, entre muitos outros, criando ações para atingir os resultados desejados pela empresa;

 

Conclusão

O consultor de marketing digital tem papel fundamental no planejamento de marketing das empresas e no desenvolvimento de estratégias de marketing online para crescimento das empresas no meio online.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

 

Conheça o Curso de Mídias Sociais com o Professor Bruno Marinho!

Clique Aqui e Faça a sua Matrícula AGORA no Curso de Mídias Sociais!

O Curso Online Mídias Sociais é um programa de aprendizagem, transformação e evolução que proporciona uma visão estratégica na utilização de Mídias Sociais como Ferramenta de Negócios. Isso é o que define esta formação. É mais do que um curso, é mais que um treinamento, é uma atmosfera inovadora de ferramentas, conceitos e conteúdos para desenvolver você!

Além disso, depois da formação, os participantes formam um vínculo sólido e uma comunidade colaborativa de desenvolvimento contínuo, trocando insights e resultados obtidos com ferramentas de Marketing Digital e Mídias Sociais.

Durante a formação o participante passará por um processo de transformação e potencialização de suas competências profissionais e pessoais. Terá ainda uma visão mais abrangente do futuro, com novas, entusiasmantes e concretas possibilidades do Mercado de Marketing e Mídias Sociais.

 

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.