Redes Sociais Twitter Bruno Marinho

O que é o Twitter?

O que é o Twitter?

O Twitter é um serviço de microblogging criado em 2006 pelos programadores norte-americanos Evan Williams, Jack Dorsey e Biz Stone. O termo microblogging se refere à maneira pela qual o Twitter permite que seus usuários enviem e leiam atualizações pessoais de outros indivíduos de seu contato por meio de textos com o máximo de 140 caracteres – os chamados tweets -, em tempo real. Assim, tudo o que ocorre na vida dos usuários do Twitter pode ser atualizado e aparecer instantaneamente na sua página pessoal, além de ser enviado a outros usuários que fazem parte da sua lista de “seguidores”, ou seja, aqueles que fazem parte do seu círculo social de amigos reais ou virtuais.

 

Uma das principais características do Twitter é a possibilidade de envio e recebimento de atualizações utilizando o aparelho celular, por meio do serviço de SMS – sigla de Short Messages Services, ou Serviços de Mensagens Curtas, em português -, tendo, inclusive, surgido desta ideia. Stone, um dos fundadores do Twitter, disse em entrevista para o site ReadWriteTalk:

 

“Alguns de nós vinham tentando encontrar maneiras interessantes de juntar o SMS à web. [Dorsey] veio com esta sugestão: que tal se bastasse olharmos para o campo de assunto de um aplicativo de mensagens instantâneas do tipo AIM para vermos, numa versão resumida, o que as pessoas estariam realmente fazendo? … e isso seria de fato muito simples: “Eis o que estou fazendo” … Assim, arregaçamos as mangas e trabalhamos por duas semanas para criar um protótipo. Quando o mostramos para o restante da equipe, todos demonstraram muito entusiasmo. Eles adoraram o projeto. Foi mesmo divertido. Nós o utilizamos durante o fim de semana. Achamos muito convincente e decidimos que continuaríamos a trabalhar nele.”

 

Diferentemente da maioria das redes sociais atuais, o Twitter é bastante limitado no que diz respeito à aparência: sua estrutura exibe perfis simplificados, formados basicamente por uma pequena imagem do usuário e o número de usuários que ele está seguindo e que o seguem, assim como o número de tweets realizados. Também apresenta importantes limitações em relação ao compartilhamento de arquivos, configurando-se como uma rede social de mensagens textuais curtas somente. Porém, apesar de suas limitações, o Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo, atraindo e cativando usuários principalmente pela sua premissa de simplicidade e agilidade.

 

Para as empresas, também amplamente presentes na rede social, fazer parte do Twitter é saber lidar com as limitações do serviço e tirar o máximo de proveito dele com informações curtas e atraentes, pelo fato de se configurar como um excelente exemplo de uma comunidade virtual simples e descomplicada, porém notavelmente poderosa, na qual milhares de decisões de compra são tomadas a todo momento, todos os dias.

De início, o Twitter era somente utilizado como uma ferramenta de comunicação interna da empresa que o desenvolveu. Nos dias atuais, segundo pesquisa do site Twopcharts, a rede social já conta com mais de 390 milhões de usuários cadastrados no mundo; dentre os quais, segundo estatísticas oficiais do Twitter, mais de 100 milhões são usuários ativos. Paralelamente, segundo pesquisa do IBOPE Nielsen Online, o Brasil possuía, até agosto de 2011, 14,2 milhões de usuários únicos.

 

 

 

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.