Pinterest Redes Sociais WikiSocial Bruno Marinho

O que é o Pinterest ?

O que é o Pinterest ?

pinterest-logo

O Pinterest é uma rede social que tem como princípio o compartilhamento de fotos entre usuários, formando uma espécie de painel de fotos on-line e sendo muito utilizado em todo o mundo. É considerada uma das redes sociais mais atuais, tendo começado a ser desenvolvida no final do ano de 2009 e finalizada no início de 2010, nos Estados Unidos, por Bem Silbermann. O seu lançamento, inicialmente somente em versão fechada para usuários convidados e com suas funcionalidades em testes, passou a ser um sucesso e fenômeno de popularidade: acumulou cerca de 11,7 milhões de usuários únicos em janeiro de 2012, de acordo com pesquisa da comScore.

Compreendendo o Pinterest

o-que-e-pinterest

A aparência do Pinterest é muito similar à de um verdadeiro painel de fotos, simbolizando o verdadeiro interesse dos usuários em “alfinetar” as fotos pelas quais tenham interesse em seus próprios painéis. Dessa forma, a criação de álbuns de imagens – há até alguns anos, muito difícil em sites na Internet – passa a ser uma tarefa facilitada, prática e agradável de ser feita. O Pinterest pode ser categorizado, em suma, como um amplo catálogo de imagens on-line ou até mesmo como catálogos pessoais ou empresariais; visto que uma empresa pode incluir diferentes imagens de seus produtos e serviços de maneira descontraída na rede social.

De acordo com a própria missão do Pinterest, disponibilizada on-line, o principal objetivo da rede social é unir as pessoas conforme seus interesses e afinidades. Assim, diferentes pessoas de diferentes partes do mundo podem se conectar através do Pinterest pelo fato de simplesmente gostarem da mesma fotografia e a postarem na rede social com ou sem os seus comentários pessoais a respeito da mesma.

 

 Como Funciona o Pinterest?

Cada foto postada na rede social pode ser alfinetada por outros usuários – possibilitando que a imagem seja postada em seu próprio painel -, ser marcada como gostada – recurso similar ao “curtir” do Facebook – ou, ainda, receber comentários nos painéis. Há também opções de buscas de imagens em toda a rede social; opções de visualização somente de assuntos de interesse do usuário; visualização de vídeos; opções de visualização das imagens mais populares; opções de compra de produtos (através do redirecionamento aos sites de e-commerce das empresas) e muito mais.

O rápido crescimento do Pinterest o configura como uma rede social ascendente, devendo ser considerada pelos usuários e empresas no mundo virtual. Fazer parte das principais redes sociais pode ser uma excelente estratégia para qualquer empresa e, definitivamente, fazer parte do Pinterest pode ser muito importante. Em acréscimo, para as empresas, em especial, esta é uma oportunidade a ser considerada – afinal, não é sempre que é possível chamar tanto a atenção de um público para as imagens de produtos ou serviços quanto nos painéis on-line do Pinterest.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!