Marketing Digital Bruno Marinho

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

Com a melhora da qualidade dos servidores de internet no mundo, a forma de comunicação com o cliente mudou. A partir do surgimento das novas mídias, as chamadas mídias sociais, a relação entre empresa e cliente ganhou novos elementos que tornaram essa relação bem mais rápida e eficaz, tanto para a empresa, quanto para o cliente. Com as ações de Marketing Digital, os clientes passaram de uma ação totalmente passiva, onde apenas recebia as informações, para um contexto onde ele agi de forma ativa, escrevendo, lendo e influenciando ativamente nas decisões das empresas.

 

Definindo o que é marketing digital, ou seja, o seu conceito e suas aplicações, vemos que o marketing digital consiste na prática publicitária de divulgar produtos ou serviços por meio de canais de distribuição eletrônica, com o objetivo de alcançar o mercado consumidor de forma rápida e relevante. A grande mudança ocorrida é que com o uso do Marketing Digital, junto com as mídias sociais, todo o conteúdo produzido no meio virtual passou a depender da interação entre as pessoas que a compõem, já que a discussão e a integração entre essa pessoas que constroem o conteúdo compartilhado desse tipo de mídia e assim também ocorre na comunicação entre o cliente e a empresa. Nesse contexto de interatividade observamos que o marketing digital se tornou a opção mais viável de promoção e atração de novos clientes para sua empresa, pois traz um retorno instantâneo do mercado consumidor e é bem mais barato de se anunciar.

O que é Marketing Digital?

Para entendermos a fundo o conceito de marketing digital, não podemos deixar de ler livros sobre esse assunto. Um título que indico para você ler é o livro “Retorno sobre o Investimento em Mídias Sociais”, este é um livro escrito pelos autores, Jerry Dimos, Steven W. Groves & Guy R. Powell e nesse livro os autores mostram ao leitor como aumentar a receita, integrando as Mídias Sociais (novas tecnologias) às noções de marketing tradicional, além de proporcionar o maior conhecimento sobre como retornar o dinheiro investido, após a realização de uma campanha web. Outro título bem legal é o livro “Marketing nas Mídias Sociais em 30 Minutos”, este é um livro escrito pela autora, Susan Gunelius, escritora com mais de 20 anos de experiência em marketing. Tem bacharelado em Marketing e MBA em Gestão e Estratégia, passou uma década no desenvolvimento e execução de programas de marketing para organizações globais como o HSBC corporativa. O livro, trata-se de uma espécie de manual para divulgação de negócios em mídias sociais, tendo como base alguns modelos reais, assim adaptando alguns procedimentos tradicionais de marketing para o mundo web.

 

Outra característica do uso do marketing digital junto com as mídias sociais é a possibilidade de tornar a relação entre consumidor e empresa infinita, ou seja, não existe um número determinado de páginas ou horas pré-estabelecidas para que o leitor esteja exposto a marca e é por isso que saber mais sobre o Marketing Digital e dominar as técnicas para tirar o maior proveito deste método se tornaram tão importantes.

 

O que é Marketing Digital? É uma Técnica?

Uma técnica do Marketing Digital, que está sendo muito usada é “a cultura do marketing digital grátis”, ou seja, oferecer um produto gratuito para conseguir contato com um novo cliente de forma mais fácil. Em média, a 5 anos atrás, era comum a venda de um livro em formato digital (e-book) ou de um aplicativo para celular ou Tablet, por valores pequenos, mas que davam lucro ao seu criador. Hoje, ainda é possível vender esses produtos e gerar receita através destas fontes, mas, como a distribuição de conteúdo através do marketing digital e da venda de aplicativos está evoluindo e com isso deixando o mercado do marketing digital e vendas online cada vez mais competitivo, a distribuição gratuita de conteúdo tornou-se uma regra, para quem deseja colher informações dos visitantes, os chamados “leads”, e assim conquistar o novo cliente de forma mais fácil

 

Gostou? Deixe seu Comentário Abaixo!

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!