Google+ Infográficos Bruno Marinho

O que é Google+ ?

O que é Google+ ?

O Google+, considerado por muitos a rede social concorrente direta do Facebook, foi lançado pelo Google em 2011, ainda em fase de testes e aceitando somente cadastros via convites. O sucesso da rede foi, desde seu início, estrondoso; e rapidamente o serviço de cadastros somente por convites foi suspenso devido à enorme quantidade de solicitações dos mesmos. Hoje, tendo sido liberado para cadastro de qualquer pessoa com mais de treze anos de idade – na maioria dos países, com pequenas variações de idade em determinadas regiões -, o Google+ é uma das maiores redes sociais virtuais em todo o mundo.

 

As funções do Google+ são, em geral, muito parecidas com as oferecidas pelo Facebook, como amigos, mensagens, compartilhamento de fotos e chat on-line; com a principal diferença presente na categorização dos amigos. No Google+, os amigos de um usuário são organizados em Círculos, permitindo o fácil acesso a determinado grupo de amigos ou direcionamento de mensagens exclusivamente a seletas pessoas. Assim, se, por exemplo, um usuário quiser chamar somente um grupo de amigos para ir ao cinema, ele seleciona o Círculo no qual o grupo se encontra e envia o convite somente a eles.

 

No mais, as demais funções do Google+ são compostas por características e recursos da maioria das demais redes sociais atuais, criando um ambiente completo que reúne praticamente todos os atributos das outras redes em um só lugar. Como principais recursos, a rede social apresenta o Stream – que reúne as postagens e novidades mais recentes dos amigos de um usuário -; Hangouts – que facilita o processo de estabelecimento de vídeo-chamadas entre usuários, reunindo até dez pessoas de uma só vez para participar da conferência -; e o Popular, uma espécie de seletor de informações pelas quais os usuários, em geral, estejam atualmente interessados. Também disponibiliza Fotos, Jogos e muitas outras funções interativas, além de uma das melhores versões de redes sociais para celular, inclusive com chat em tempo real com amigos pertencentes a diferentes Círculos.

 

Assim como o Facebook, o Google+ passou a disponibilizar para as empresas a possibilidade de criação de uma Página corporativa, reunindo informações sobre todos os fatores envolventes de determinada companhia. Bastante similares às fan pages do Facebook, as Páginas do Google+ podem ser criadas para empresas locais ou lugares, produtos ou marcas, instituições ou organizações, empresas ou pessoas relacionadas a artes, entretenimento ou esportes e outros.

 

Além das similaridades do Google+ com o Facebook já citadas, a função Curtir do segundo também é abordada pelo primeiro, mas com o nome de +1. Um usuário do Google+, ao se interessar pelo conteúdo integral de algum site ou parte dele, pode clicar no botão +1 – caso disponível na página – e recomendar o mesmo para seus círculos de amigos. A partir do momento em que determinado usuário clica em +1, todas as vezes em que alguém de seu círculo de amigos no Google+ pesquisar sobre o mesmo conteúdo utilizando o mecanismo de pesquisas do Google, poderá visualizar que o mesmo usuário recomenda aquele conteúdo. É uma forma de ampla disseminação de preferências por determinados sites ou conteúdos, unindo a rede social ao mecanismo de buscas do Google. Além disso, as preferências de usuários podem ser visualizadas facilmente por outras pessoas em seus perfis no Google+.

 

O número de usuários do Google+ vem crescendo rapidamente desde o seu início, sendo este bastante recente. Larry Page, atual CEO da Google, divulgou em uma postagem na sua conta pessoal do Google+ que, ao final de janeiro de 2012, a rede social já contava com 90 milhões de usuários globalmente – aumentando em mais do que o dobro do número de usuários existentes ao final do último trimestre de 2011. Além disso, segundo pesquisa da ComScore, a rede já está em terceiro lugar no Brasil em número de usuários, com quase 3,5 milhões de visitas mensais por usuários únicos em território nacional em novembro de 2011.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!