O que é Gestão de Crises em Mídias sociais e como solucionar problemas com usuários na rede

O que é Gestão de Crises em Mídias sociais e como solucionar problemas com usuários na rede

 

twitter-demissao

Executivo da Locaweb que comete uma “gafe” com sua paixão ao futebol, sendo a Locaweb na época patrocinadora oficial do time São Paulo.

 

Nem tudo são flores nas redes sociais, ou seja, com a troca constante de informações sobre todos os assuntos, muitas das vezes os comentários sobre um produto ou prestação de ser viço nem sempre são os melhores e o pânico não é a melhor resposta, ou seja, é de suma importância que se saiba como gerenciar as crises nas diversas redes sociais

 

twitter

Rafinha Bastos como sempre gerando Crises em Redes Sociais.

 

 As redes sociais são ferramentais que se devem ter todo o cuidado e carinho especial, principalmente quando algumas pessoas e empresas possuem uma imagem a zelar, pois a força de uma conta no Facebook ou Twitter não está em quem cria esta conta e sim em quem se comunica por meio delas e por incrível que pareça estes relacionamentos são bem parecidos com os relacionamentos na vida real, tanto nos negócios quanto na vida pessoal.

 

etna_ecommerce_facebook

Caso da Etna Móveis

 

 

Vale ressaltar que nenhum tipo de empresa está livre de nenhum tipo de crise e infelizmente o grande erro de muitas pessoas é de acharem que um mal entendido em alguma rede social deve ser deixado de lado, o que não é verdade, ou seja, o maior desafio não é evitar as crises e sim como gerenciar estas crises e obter um bom resultado com o cliente.

 

ecolave-lavanderia-fail-redes-sociais-gestao-de-canais-gestao-de-crise-marketing-digital

Gestão de Crises podem acontecer com qualquer empresa.

 

 

Um dos maiores segredos para quando surgir uma crise nas redes sociais sobre algum produto é ser transparente, ou seja, falar a verdade sempre é o melhor, tanto na vida real quanto nas mídias sociais, pois o consumidor está cada vez mais informado e dar uma explicação que não convence nem sempre é a melhor saída.

 

crise-de-eike-batista-vira-piada-nas-redes-sociais-1372790983655_956x500

Crise com o Grupo do Eike Batista vira piada na internet.

Muitas das vezes nas mídias sociais pode acontecer uma reclamação sobre alguma característica de um produto ao invés de pesquisar o porquê simplesmente vem a critica, pois a tendência do consumidor é primeiramente é de falar de algum problema sem nenhum tipo de questionamento mais profundo e muitas das vezes nem chegava às empresas.

post-larva-cacau

Crises podem levar tempo para passar.

Com a tecnologia agora é possível as empresas descobrirem por meio de monitoramento das redes sociais que tipos de problemas que os seus produtos estão passando ou as suas reclamações e com isso poder dar uma resposta para os seus clientes, ou seja, o que tinha tudo para dar errado, no final das contas teve o seu resultado revertido.

A internet é a melhor ferramenta tanto para as pessoas que desejam manifestar algum tipo de descontentamento com algum tipo de produto quanto para as empresas, que podem colher estas informações e a partir disso começarem a trabalhar em cima destas informações, procurando uma resolução para os problemas e assim acabar com toda a crise que pode ter começado nas mídias sociais, que podem não ter o mesmo peso de uma crise econômica, mas que podem prejudicar e muito uma empresa quando não resolvida.

Atenção Exagerada a Clientes pode levar a crises!

Atenção Exagerada a Clientes pode levar a crises!

Portanto por menor que seja uma opinião jamais deve ser deixada de lado, ou seja, deve ser levada em conta e saber o motivo pelo qual veio aquela reclamação e assim resolver as crises que começarem nas mídias sociais.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.