Marketing Digital Redes Sociais Bruno Marinho

O que é Engajamento?

O que é Engajamento?

O que é Engajamento?

O engajamento é o termo utilizado pelos profissionais de marketing para definir a interação e relacionamento dos usuários com determinados canais de comunicação. O engajamento tem a ver com o processo de participação de um usuário que resulta em conversão/compra.

 

Como medir o Engajamento de uma empresa?

Para pedir o  Engajamento de uma determinada empresa, produto e serviço com seus consumidores o profissional de marketing deve analisar os seguintes quesitos:

 

Intimidade: Qual é a proximidade que a marca, produto ou serviço tem com seus consumidores? Qual é a lembrança de marca que os consumidores digitais tem da empresa? Esse tipo de requisito tem como objetivo medir o sentimento dos consumidores e compreender suas opiniões, sejam positivas ou negativas. A melhor maneira de mensurar a intimidade dos consumidores nas Mídias Sociais é realizando um monitoramento detalhado de suas menções, compartilhamentos, curtidas e etc.

A estratégia fundamental para gerar intimidade nas Rede  Sociais é  de contribuir com conteúdos pertinentes aos seus consumidores e ao nicho de mercado de atuação. A contribuição de capital social acaba gerando proximidade da marca, produto e serviço com seus consumidores e também Provas Sociais ( depoimentos dos usuários sobre produtos e etc) para a construção de um posicionamento digital efetivo e sua credibilidade junto aos mesmos.

 

Influência: Qual é a influencia que uma marca, produto ou serviço tem sobre os usuários nas Mídias Sociais? A influencia é um importante pilar e ela só existe com a colaboração  e benefícios que a marca, produto ou serviço proporciona ao seus consumidores. É importante ter influencia e por isso empresas devem trabalhar com um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo.

A influência tem que ser plantada através da intimidade que os usuários  tem com a marca, produto ou serviço e este é um processo de construção gradual de credibilidade e do desenvolvimento do ciclo de vendas. É através da intimidade é que os usuários tem a probabilidade de se tornarem clientes e recomendarem a marca, produto ou serviço para outras pessoas.

 

Interação: Qual é o tipo de interação que os usuários tem com sua marca, produto ou serviço nas Mídias Sociais? Qual é o conteúdo que eles recomendam? O que estes usuários procuram de sua marca, produto e serviço nas Mídias Sociais? A interação é o último item para a construção do “engajamento” e por isso ele deve ser mensurado diariamente. Através da compreensão da interação dos usuários nas Mídias Sociais é que determinada  marca, produto ou serviço poderá compreender quais são os conteúdos que os usuários estão mais se interagindo e o que eles desejam de benefícios.

A interação Social ela só existe através de um processo de construção de comunicação continua com estes consumidores e analise do seu comportamento social. O profissional de Marketing deve realizar analise constante de comentários realizados por usuários, seja em blog ou em perfis nas Redes Sociais e quais são as contribuições realizadas para a marca, produto e serviço em nível mercadológico. Essa mensuração é essencial para descoberta de novas oportunidades de negócios e também na identificação  de gestão de crises

 

Qual é a melhor maneira de criar Engajamento?

Para criar engajamento para uma marca, produto e serviço deve-se realizar uma análise de mercado, seja dos seus concorrentes e também do público alvo pertinente ao nicho de Mercado. É fundamental compreender o que estes usuários desejam da marca e que tipo de conteúdo contribuirá para a construção de posicionamento e relacionamento com estes usuários.

A melhor maneira de criar um engajamento com seus usuários e demonstrando os benefícios de uma determinada marca,  produto e serviço e gerar conteúdo exclusivo com estes usuários, seja por meio de posts num blog, tweets, vídeos ou fotos; tirar dúvidas das pessoas, indicando caminhos e dando soluções; participar de discussões e fóruns oferecendo ideias, opiniões e conhecimento;

 

O Engajamento Surge através do Relacionando da marca, produto ou serviço tem com seus consumidores. Ele pode surgir com uma simples dúvida de um usuário sobre um determinado produto ou serviço e até mesmo informações adicionais da empresa.

Para gerar engajamento deve-se gerar credibilidade e por isso o atendimento digital nas redes sociais é fundamental para a construção deste relacionamento com estes usuários. Através do Atendimento que o usuário poderá conhecer a fundo a missão e visão da empresa e suas e oportunidades. Uma vez que este cliente tem um contato e suas dúvidas solucionadas, provavelmente terá um sentimento positivo para recomendar a marca, produto ou serviço para outras pessoas.

 

E na  sua opinião, o que é Engajamento?
Não deixe de dar sua opinião.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.