Redes Sociais Uncategorized Ricardo Teixeira

O mundo está a mudar…

O mundo está a mudar…

O mundo está a mudar…

O mundo que conhecemos está a processar mais informação numa hora do que a geração dos nossos avós processava em duas décadas. O digital mudou o mundo e esta alteração de paradigma relativamente ao tempo em que a informação é concebida torna qualquer livro técnico obsoleto em menos de nada. Talvez por isso, os Mobile Devices estejam, naturalmente, a tomar o domínio do novo mundo. Isto deve-se ao facto destes aparelhos terem a possibilidade de estarem online a tempo inteiro, serem fáceis de manusear e transportar e de permitirem um acesso permanente a qualquer tipo de informação em tempo record. Adaptam-se perfeitamente à nova espécie de ser humano que o Darwinismo Digital selecionou durante o processo de evolução.

 

Há uma nova forma de socializar!!!

Processar e partilhar o maior número de informação possível num curto espaço de tempo é o objetivo do novo homem social. As redes sociais acentam que nem uma luva nesta necessidade emergente. Talvez por isso, sejam uma tendência em crescimento apesar dos estudos pessimistas de que apontavam para uma queda logo após os primeiros anos de existência. A verdade, é que, as tendências de usar as redes sociais enquanto meio de obter e partilhar informação estão a crescer sem que se aviste uma barreira que impeça este crescimento. Porquê? Porque as pessoas sempre tiveram necessidade de dialogar. Dialogar é uma necessidade tão natural como comer, beber e dormir. Dialogar é o que nos permite olhar para nós enquanto seres sociais. O ser social sabe o que é no reconhecimento do próximo. Eu sou porque os outros me reconhecem como tal. O díalogo é o que nos permite reconhecer e ser reconhecidos, e é essa a razão pela qual dialogar é tão importante para nós. As redes sociais transformaram a forma de dialogar, podemos dialogar com dezenas, centenas ou milhares de pessoas que estão dentro da nossa rede, de uma forma simplificada, através da absorção e partilha de informação. Esta é a razão absoluta pela qual as redes sociais não deixaram de ser uma tendência, porque se adaptam perfeitamente à necessidade de diálogo entre individuos da mesma espécie em busca do reconhecimento enquanto homem social.

 

Quando as redes sociais e os Mobile Device se encontram…

Aparentemente, Mobile Devices e Redes Sociais são as duas grandes evoluções do meio que surgiram paralelamente à existência de uma nova espécie que se alimenta destas enquanto estratégia evolutiva. Por isso mesmo, a junção entre ambas é uma das mais fortes tendências da atualidade. A grande maioria dos utilizadores de redes sociais acede à sua conta através do seu dispositivo móvel, mais propriamente do seu smartphone. A utilização de Smartphones é uma realidade que se aproximará dos 100% em qualquer país desenvolvido já nos próximos anos e dentro de pouco tempo qualquer pessoa estará online 24 horas por dia através destes aparelhos inteligentes. Esta é a necessidade que a espécie digital vai impor aos grandes operadores de telecomunicações mundiais e num periodo muito próximo, todos os smartphones terão acesso à internet de uma forma mais natural do que aquela com que as operadoras dão acesso às telecomunicações de voz. Se por agora, as redes sociais e os Mobile Devices andam de mão dada, nessa altura – muito em breve -, estarão completamente indissociáveis.

 

Como é que isto muda o mercado?

Como em qualquer alteração do meio, apenas as espécies mais fortes sobrevivem. Chamam-se as espécies mais aptas. O ser humano tem uma incrivel capacidade para se adaptar e desta vez não vai ser diferente, sendo que o mercado vai ser certamente um dos meios mais evidentes onde essa seleção será implacável e onde essa capacidade de adaptação será testada. As marcas, inclusivé as grandes marcas mundiais, vão ver-se obrigadas a participarem deste teste, e esta é a hora certa para se prepararem para o que aí vem – que na verdade, já ai está. É na necessidade da nova espécie digital que as marcas têm de focar os seus produtos, as suas ações, a sua estratégia e a sua forma de comunicar. Este é o caminho, é o único meio de lidar com o novo mundo. O mundo mudou e exige mudanças. Bem-vindos ao novo mundo digital, o futuro é hoje!!!

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing e Inovação Digital, gestor de inovação na Beasii - Digital Identity, fundador da ferramenta SmartSharing e representante oficial do CVision nos LATAM.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.