Marketing Digital Bruno Marinho

Marketing Digital Quando Surgiu?

Marketing Digital Quando Surgiu?

O marketing digital tem se tornado cada vez mais frequente entre as marcas, sendo um setor em franca expansão. Entretanto, o que muita gente não sabe é sobre as origens desse tipo de marketing, que, na verdade, começou muito antes do que se imagina. Então, sobre o marketing digital, quando surgiu?

 

O que é o marketing digital?

Antes de falar sobre a origem do marketing digital, entretanto, é preciso saber que o marketing digital é um tipo de marketing focado no cliente, podendo atuar na produção de conteúdo, redes sociais, email marketing, links patrocinados, dentre outros.

Diferentemente do marketing impresso, por exemplo, o marketing digital visa a alcançar clientes cujos interesses possam levar a consumir o produto ou serviço oferecido. Assim, é o cliente quem busca a marca e não o contrário.

 

A história de serviços da Internet

Quanto às ferramentas utilizadas no marketing digital, em 1995, a Amazon realizou a sua primeira venda, cunhando o conceito e E-commerce. Já em 1997, John Barrer criou o primeiro blog com o conceito conhecido atualmente. A criação do e-mail, entretanto, data de muito antes, tendo sido idealizado em 1971 por Ray Tomlinson, da BBN.

Embora os primeiros conceitos de redes sociais, muito utilizadas no marketing digital, tenham começado anos antes, pode-se considerar que primeira rede social foi o Friendster, surgida 2002. No mesmo ano surgiu o Fotolog e, no ano seguinte, o Linkedin e o MySpace.

Em 2004 o Google revolucionou criando o Orkut, que se tornou uma febre rapidamente, e no mesmo ano surgiram o Facebook e o Flickr. Já em 2006 surgiu o Twitter e mais recentemente, o Google+, em 2011.

 

Marketing digital: quando surgiu?

Em 1993 a Internet tornou-se disponível para o público em geral e a partir daí viu sua expansão, ganhando 50 milhões de usuários entre 1995 e 1998. Dale Dougherty foi o pioneiro ao lançar a primeira publicação comercial, chamada GNN. Já em 1994, a revista Wired lançou um modelo comercial de publicidade online e com isso surgiu o banner, até hoje utilizado como propaganda online.

O mecanismo de busca GoTo.com, criado por Bill Gross em meados dos anos 90, foi o primeiro serviço a oferecer a possibilidade de links patrocinados, em que anunciantes pagavam para aparecer nas buscas.

Inicialmente, entretanto, o marketing digital na verdade consistia em sites institucionais das empresas que serviam para que os consumidores pudessem tirar suas dúvidas sobre os produtos. Com o surgimento de grandes portais de busca, como o Yahoo!, por exemplo, surgiu a origem dos links patrocinados e, posteriormente, do uso de redes sociais.

 

O marketing digital hoje

Com o crescimento da Internet, expansão de blogs e surgimento de redes sociais, o marketing digital atualmente atua em diversas frentes, com posts patrocinados em blogs agregadores de conteúdo, links patrocinados e publicações patrocinadas em redes sociais, por exemplo.

O Google é o mecanismo de busca líder e principal responsável por links patrocinados. Já o Facebook e o Twitter são responsáveis por grande parte da inserção do marketing digital nas redes sociais.

Dessa forma, o marketing digital continua em expansão: uma pesquisa realizada pela Gartner prevê um aumento de 17% no orçamento das empresas para marketing digital em 2015 em relação a 2014.

Assim, o marketing digital surgiu nos anos 90 e hoje atua de maneira cada vez mais importante no relacionamento e posicionamento da marca perante seus clientes e potenciais clientes.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!