Marketing de Conteúdo Raíza Terra

Inbound marketing para o sucesso dos seus negócios

Inbound marketing para o sucesso dos seus negócios

A era da comunicação mudou e a forma como as pessoas se relaciona também, mas isso não é uma grande novidade para ninguém, basta olhar ao redor e observar. A internet impactou diretamente na vida das pessoas e no comportamento de compra. Antes de adquirir um bem de consumo, é comum pesquisarmos sobre aquela determinada marca, produto ou serviço. Anterior a era digital, as pessoas tinham pouco acesso as informações, que acabaram  por se limitar nas opiniões de terceiros, amigos ou conhecidos de nossa confiança. Hoje, o Google e as mídias sociais são grandes aliadas do consumidor e talvez para muitas empresas, seus grandes inimigos. O desafio do marketing de agora é transformar essa tal “ameaça” em  oportunidade para o negócio,  e convertê-la em força para a empresa. As regras do jogo mudaram. As empresas devem parar de empurrar a mensagem para os seus possíveis consumidores e aprender a atrair clientes. Esse post vai ajudá-lo a implementar o inbound marketing em sua empresa.

 Inbound marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia

em ganhar o interesse ao invés de comprá-lo. ( HubSpot)

 O inbound marketing se baseia basicamente no marketing de conteúdo para atrair novos interessados ou leads, como nós chamamos em marketing digital para depois converter esses contatos qualificados em clientes, e assim transformá-los em divulgadores, defensores da marca. Consiste em fazer marketing para as pessoas certas, no  momento certo e no lugar certo,  em busca de “aliviar as suas dores”, ou seja, dar aquilo o que as pessoas precisam para ajudar a saciar as suas necessidades. O marketing de conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes.  O objetivo é gerar fidelização dos clientes ao entregar informações valiosas de maneira consistente, e consequentemente, aumentar de vendas, o engajamento com os clientes e potenciais clientes,  geração de novos leads. Existem alguns pontos que são importantes para a eficácia das ações de inbound marketing, as quais considero como uma  fórmula secreta para o sucesso.  

                                                                                                                                                                                                                                       

Esses três tópicos devem estar integrados para que o planejamento de inbound marketing seja efetivo. O marketing digital nos permite mensurar as ações mais precisamente do que no offline,  e realizar os possíveis ajustes no escopo do planejamento para otimizar resultados. Confira  5 pontos importantes para a implementação do inbound marketing:

1. Transforme o seu SITE em um concentrador – Não canalize toda a sua energia em seu site. 75% do seu foco deve estar no que acontece fora do seu site, com relação a sua marca, indústria e concorrentes.

– Crie comunidades para que as pessoas se conectem a você. Acrescente um blog em seu site e forneça conteúdos relevantes da área de atuação de sua empresa.

–  Disponibilize RSS em site/blog.

  2. O Google é essencial Faça SEO ( Search Engine Optimization) em seu site, que é a  otimização de sua página, seja do site ou blog, para os mecanismos de busca, principalmente para o Google. Um grande aliado para sua estratégia de inbound marketing. Lembra que o comportamento de compra do consumidor mudou? Quando uma pessoa entra em contato com a empresa é muito provável que ela já tenha feito a sua pesquisa prévia sobre determinado produto ou serviço. SEJA ENCONTRADO PELO GOOGLE com conteúdos positivos e agregadores para sua empresa.  O trabalho com links patrocinados como Adwords, por exemplo, é uma meio excelente para gerar negócios, mas não tão eficaz quanto a pesquisa orgânica do google que tem mais credibilidade aos olhos do consumidor.    3. Blogs externos  Associe a sua marca e a sua página ( site ou blog corporativo) a canais de boa reputação no mercado, e principalmente no google ( Pagerank) para gerar link buidinge que ajudam a aumentar a relevância nos mecanismos de busca.   4. Mídias Sociais  Defina quais canais têm mais associações e identificação com a sua marca,e seu público alvo. Não caia no erro de abrir contas em todas as redes sociais sem antes fazer esse estudo. É perda de tempo, energia e dinheiro para o seu negócio. Concentre-se em canais apropriados para a sua empresa e crie conteúdo que tenha relevância para o seu público alvo, e disponibilize no momento certo e no lugar certo.   5. Landing pages Criar landing pages para serem linkadas ao seu blog é uma tática essencial para captar novos contatos (leads) para o seu negócio. São confeccionadas estrategicamente em forma de funil, que direciona o usuário para uma página final, onde o ele efetuará uma compra, assinará um serviço, ou baixará um conteúdo pertinente ao seu negócio, seja um wallpaper, vídeo ou ebook, por exemplo. Após oferecer conteúdo para o visitante consumir é possível identificar o seu interesse, e ajudar na construção do seu perfil, e assim, continuar o trabalho com esse novo interessado no funil de vendas para  convertê-lo posteriormente em cliente, é um processo contínuo. Definir os personas do seu negócio contribui consideravelmente para um planejamento eficaz.   O inbound marketing ainda é conceito novo, mas daqui a algum tempo se tornará indispensável. A evolução da sociedade tem apontado que é necessário falar diretamente ao cliente, e saber ouvi-lo (Aprenda a extrair aprendizados com essa experiência), atraindo as pessoas certas para a sua marca, produto ou serviço certo, no momento certo e no lugar certo.

Sobre o autor | Website

Formada em Propaganda e Marketing pela ESPM, com especialização em Marketing Digital pelo Instituto INFNET. Profissional com experiência em marketing offline e digital, desde planejamento a criação publicitária. Atua como Analista de Marketing Digital na Projectlab, Centro de Competência em Gerenciamento de Projetos. Gestora responsável pelo marketing de captação através de conteúdo nas mídias sociais, SEO, SEM, entre outras ações digitais.

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