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Estabelecendo Métricas de Crescimento para sua Empresa

Estabelecendo Métricas de Crescimento para sua Empresa

Nada te dirá melhor se sua empresa está na direção certa rumo aos objetivos do que as métricas corretas, as quais serão responsáveis por mostrar e avaliar o desempenho de todas as suas ações, como investimentos e ações de marketing.

Saiba como é possível utilizar isso a seu favor estabelecendo métricas de crescimento para sua empresa.


Receita Média por Cliente

A Receita Média por Cliente é uma das métricas de crescimento para sua empresa porque mostrará quanto cada cliente gasta em média com os seus produtos. Isso permitirá que você trace estratégias para aumentar essa receita, podendo ser levando o cliente a comprar itens de maior valor, itens complementares ou em pacotes e promoções.

Para definir a métrica de Receita Média por Cliente basta dividir a receita total em determinado período de tempo pela quantidade de clientes no mesmo período.

Nível de Satisfação do Cliente

Já uma das métricas de crescimento mais importante é a métrica do Nível de Satisfação do Cliente com seu produto ou serviço, pois isso é o que indica quais as chances daquele cliente retornar e, posteriormente, ser fidelizado.

Como adquirir novos clientes é muito mais caro do que manter os atuais, a métrica de Nível de Satisfação do Cliente deve ter importância máxima para garantir o crescimento da empresa.

Net Promoter Score

Diretamente relacionada ao Nível de Satisfação do Cliente, a métrica Net Promoter Score nada mais é do que o indicativo da probabilidade do seu cliente indicar a marca para outra pessoa, transformando-o em um potencial consumidor.

Assim, nada mais efetivo para o crescimento para sua empresa do que clientes que indicam sua marca para outros clientes em potencial – o famoso e eficiente boca-a-boca.

Custo de Aquisição de Clientes

Já a métrica de Custo de Aquisição de Clientes, como o próprio nome indica, avalia quanto cada cliente custa à empresa para ser atraído e fechar negócio. A intenção é sempre reduzir o Custo de Aquisição de Clientes para maximizar os lucros.

Além disso, a métrica de Custo de Aquisição de Clientes pode ser relacionada com a Receita Média por Cliente, porque quanto tão maior seja a relação entre receita média e custo de aquisição, melhor para o crescimento da sua empresa.

Taxa de Conversão de Vendas

Especialmente útil para avaliar o desempenho das ações de marketing, a métrica de Taxa de Conversão de Vendas ajuda no crescimento da empresa porque mostra dentre os clientes atraídos, quantos efetuaram a compra.

Assim, se a taxa estiver baixa ou aquém do esperado é indicativo de que algo está impedindo que o cliente se interesse de fato pelo produto ou serviço, prejudicando a tomada de decisão pela aquisição do produto.

Tempo de Vida do Cliente

Não menos importante, a métrica de Tempo de Vida do Cliente é importante para o crescimento porque mostra quanto tempo o consumidor passa consumindo ou adquirindo serviços em sua empresa, especialmente quando se trata de serviços de assinatura.

É especialmente útil porque a intenção é sempre fidelizar os clientes e, portanto, medidas podem ser tomadas para melhorar os resultados dessa métrica.

 

Dessa forma, o estabelecimento de métricas de crescimento para sua empresa é fundamental para garantir um controle sobre ações que possam afetar o crescimento, além de permitir que melhorias sejam implementadas.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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