Analista de Redes Sociais Bruno Marinho

Conheça a Profissão de Analista de Mídias Sociais!

Conheça a Profissão de Analista de Mídias Sociais!

Com o crescimento da internet nos últimos anos e a transformação dessa mídia num canal de marketing e negócios, a profissão de analista de mídias sociais ganhou destaque. Há muitas empresas de pequeno e médio porte que já possuem em seus quadros esse profissional e as grandes empresas preferem contratar agências especializadas em marketing digital.

Os primeiros cursos de formação acadêmica estão aparecendo agora, mas as vagas desse setor são preenchidas por profissionais formados em marketing, comunicação, administração como jornalistas, publicitários, etc.

 

Quem é esse profissional

Mas afinal de contas, o que o analista de mídias sociais faz realmente? Muitas pessoas acreditam que esse profissional fica o dia inteira vendo facebook, twitter, instagram, etc. Mas a verdade é que o analista de mídias sociais é responsável por analisar e melhorar de forma constante a estratégia digital da empresa para qual ele trabalha ou presta consultoria.

Esse profissional cuida de:

  • Analisar como a marca está sendo vista na internet:
  • Aumentar as conversões:
  • Observar os movimentos dos concorrentes;
  • Identificar possíveis oportunidades;
  • Antecipar prováveis ameaças;
  • Promover o incremento de vendas de produtos e serviços online.

 

Áreas de atuação

O analista de mídias sociais é responsável por cuidar de todo o planejamento, produção de conteúdo, atendimento ao cliente ao monitoramento de resultados das ações digitais. O profissional pode assumir uma dessas áreas dentro de uma agência, na qual ele tenha mais conhecimento e afinidade. Mas é importante conhecer todas essas áreas de atuação.

  1. Planejamento: A tarefa inicial do analista de mídias sociais é entender o planejamento geral da empresa e trazê-lo para o meio digital. Para isso, ele precisa entender de marketing, empreendedorismo e administração.
  2. Produção de conteúdo: Essa é outra função que o analista de mídias sociais pode desempenhar. Esse profissional deve ser criativo, se reinventar e buscar formas originais para comunicar com seu público-alvo. Ele é responsável por produzir e supervisionar o conteúdo online. Para desempenhar essa função, o analista precisa ter domínio do português, ser criativo, e ter alta capacidade de leitura, crítica, escrita e resenha.
  3. Atendimento/Relacionamento: É a função mais delicada e complicada dessa profissão. O analista é responsável pelo relacionamento e atendimento com os usuários nas mídias sociais. O profissional dessa área precisar ser bem preparado, pois terá que administrar um SAC online. É preciso ter empatia, educação, bom senso, paciência e cordialidade para conversar, interagir e auxiliar usuários a solucionarem suas dúvidas, problemas, evitar crises e gerenciar conflitos.
  4. Métricas/Monitoramento: Essa área de atuação do analista de mídias sociais é de fundamental importância pois apresenta a empresa os resultados de suas ações e campanhas online, retorno sobre investimento (ROI) e tendências e novidades na internet. O profissional dessa função precisa entender de números, Excel, Power Point, ROI e relatórios financeiros. Após a mensuração dos resultados, inicia-se um novo ciclo – planejamento, produção, atendimento e monitoramento com as devidas correções, alterações ou novas ações.

Como pode ser visto, ser um analista de redes sociais não é simplesmente acompanhar facebook, instagram, youtube, etc. Ele precisa ser um profissional multidisciplinar e qualificado pois precisa criar pautas de conteúdos para diversas redes sociais, atender ao usuário, agendar publicações, acompanhar o desenvolvimento de concursos e aplicativos e monitorar tudo o que é dito da empresa e gerar relatórios. O analista de mídias sociais precisa ser dedicado, organizado e disciplinado.

 

Conheça o Curso de Formação de Profissionais em Mídias Sociais!

Clique Aqui e Faça a sua Matrícula AGORA no Curso de Mídias Sociais!

Clique Aqui e Faça a sua Matrícula AGORA no Curso de Mídias Sociais!

O Curso Online Mídias Sociais é um programa de aprendizagem, transformação e evolução que proporciona uma visão estratégica na utilização de Mídias Sociais como Ferramenta de Negócios. Isso é o que define esta formação. É mais do que um curso, é mais que um treinamento, é uma atmosfera inovadora de ferramentas, conceitos e conteúdos para desenvolver você! Além disso, depois da formação, os participantes formam um vínculo sólido e uma comunidade colaborativa de desenvolvimento contínuo, trocando insights e resultados obtidos com ferramentas de Marketing Digital e Mídias Sociais. Durante a formação o participante passará por um processo de transformação e potencialização de suas competências profissionais e pessoais. Terá ainda uma visão mais abrangente do futuro, com novas, entusiasmantes e concretas possibilidades do Mercado de Marketing e Mídias Sociais. Clique aqui e Conheça Todos os Detalhes do Curso!

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!