Como Utilizar Mídias Sociais para Restaurantes

Como Utilizar Mídias Sociais para Restaurantes

A relação de um restaurante com seu bairro, sua cidade e seus clientes forma uma espécie de rede de interesses, ou, segundo uma visão contemporânea de negócios: um ecossistema.

Isso ocorre, porque o restaurante acaba sendo uma presença rotineira na vida daquele grupo de pessoas, que passa a frequentar o lugar. Desse modo, muito mais do que apenas gastronomia, o que interessa também aos clientes é trocar informações, bater papo, se relacionar. Como um passatempo.

Até mesmo em cidades grandes, nas quais o clima não é tão intimista, as pessoas se sentem importantes pelo fato de estarem degustando pratos de alta gastronomia.

Então, reflitamos: se é um fato que os restaurantes têm um grande potencial, enquanto negócio, de agregar as pessoas, por que não investir em redes sociais, a fim de se relacionar melhor com os clientes, mesmo enquanto estiverem fora do estabelecimento?

print1

Então, esse é o momento desses empreendimentos levarem essa perspectiva bem a sério. Na rede social, os restaurantes podem se tornar referência, fazendo com que os frequentadores possam se sentir cada vez mais íntimos do lugar, dando sugestões e fazendo críticas, que podem ser valiosas para a melhoria constante dos serviços. E o melhor de tudo: por um baixo custo, gera-se interesse e engajamento.

Como usar as mídias sociais para seu restaurante?

Um exemplo prático de ação, que vem atraindo atenção no ramo da gastronomia é o uso do Instagram por restaurantes. Afinal, quem é que não vê, com frequência, fotos de pratos de comida, tiradas pelas pessoas? Isso pode ser a oportunidade ideal de, literalmente, ganhar seus clientes pelos olhos!

É claro que não bastam apenas fotos; deve-se compartilhá-las no Facebook, ligá-las a promoções, descontos e afins. Daí, surgirá uma propaganda espontânea e muito positiva, atraindo um público ainda maior e mantendo o negócio em ascensão.

Mídias Sociais Divulgando o Estabelecimento e Criando Provas Sociais

 

print

Mesmo que tenhamos citado o Instagram apenas, o Twitter é importante também, pois tem uma capacidade de alcance incrivelmente ampla, sem que seja necessário um grande investimento financeiro para manter sua marca sendo vista.

Para isso, é fundamental a criação das famosas hashtags – # -que são sinais que “marcam” determinadas palavras ou expressões, passando a deixá-las clicáveis. Ao fazê-lo, o internauta tem acesso, de modo simples e rápido, a todas as mensagens que usaram a mesma hashtag, dando uma ideia do nível de popularidade daquela marca, na web.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing Digital e Mídias Sociais? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!