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Como usar o WhatsApp para vender sem parecer um chato?

Como usar o WhatsApp para vender sem parecer um chato?

Para os mecanismos de marketing, vivemos em uma época de grandes mudanças que, por consequência, guardam grandes oportunidades. Há muitos anos já se fala da resistência que os clientes têm para os anúncios, e de como as marcas precisam se mexer para chegar ao coração deles através de outros caminhos.

Trecho da Reportagem da Folha de São Paulo sobre o Número do WhatsApp no Brasil ( Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/02/1418158-whatsapp-diz-ter-38-milhoes-de-usuarios-no-brasil.shtml)

Trecho da Reportagem da Folha de São Paulo sobre o Número do WhatsApp no Brasil ( Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/02/1418158-whatsapp-diz-ter-38-milhoes-de-usuarios-no-brasil.shtml)

E isso, falava-se desde os tempos em que a internet não estava tão forte. Era uma época em que a televisão continuava importante o bastante para proporcionar mudanças de atitudes que se viram com a volta do merchandising em programas até chegar ao nível que temos hoje: um nível que beira o ridículo de tão exagerado.

Porém, neste caminho, outras mudanças surgiram. Entre elas, a principal é o smartphone. E o que vivemos é um momento em que as pessoas consomem apenas o conteúdo on demand, ou seja, quando quer e onde quer. Dessa forma, quem não consegue se adaptar já sai atrasado. Isso, se já não sair totalmente do jogo, ficando de fora das oportunidades de se ganhar dinheiro.

 

O WhatsApp, o feedback e o relacionamento

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Mais do que falar o que quer, atualmente estamos em uma situação em que o cliente quer sentir-se importante para a marca. E acredite, isso não precisa envolver um relacionamento complicado. Prova disso é o uso do WhatsApp para interagir com os clientes. Apenas com um número de telefone, pode-se expandir este relacionamento, se aproximando do cliente, conseguindo vencer uma barreira física e com alto retorno e baixo investimento.

Na prática, o uso do WhatsApp para se comunicar não funciona exatamente como um lugar onde você divulga preço ou produto, mas sim onde é capaz criar uma conversa, dando ouvidos ao cliente de maneira discreta, quase como em uma conversa a dois. E isso, é claro, se não contamos os grupos, que são praticamente um fórum direto de conversa onde você é o mediador e onde é possível controlar a direção que as interações vão seguir.

E apesar de não ser muito recomendada a divulgação de preços ou produtos através do WhatsApp, sempre existem formas de se explorar essa ferramenta.

Como usar o WhatsApp para Vender?

Se você disponibiliza um número para seu cliente conversar, é lógico que ele vai querer informações sobre os seus produtos. Para vender de maneira efetiva, mas sem parecer chato ou inconveniente, não mostre a iniciativa muitas vezes, puxe conversa uma vez ou outra, mas não seja muito incisivo. Espere seu cliente vir até você e aí sim, prontamente responda suas perguntas.

É claro que um desconto ou outro poderá influenciar na decisão de compra, porém, o WhatsApp é um canal de comunicação que se torna mais útil pela sua proximidade, possibilidade de fornecer informações e de medir o interesse do cliente. É quase uma conversa sentado na mesa da casa do cliente, com a vantagem de falar com várias pessoas ao mesmo tempo. E não esqueça: evite mensagens de voz e vídeos muito pesados. Restrinja-se a textos e, no máximo, imagens, para não criar situações inconvenientes nem perder a credibilidade de sua empresa.

 

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Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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