Linkedin Bruno Marinho

Como usar o Linkedin para Conseguir um Emprego?

Como usar o Linkedin para Conseguir um Emprego?

Nos últimos anos, as redes sociais se transformaram em uma das ferramentas mais importantes para profissionais que estão na busca de trabalho e para empregadores que procuram mão-de-obra qualificada.

A principal mídia voltada especificamente para o relacionamento profissional que facilita o acesso a oportunidades de carreira é o LinKedIn. No entanto, não basta apenas criar uma conta, e inserir o seu currículo nessa rede. Para conseguir um emprego melhor usando o LinkdIn é preciso configurar seu perfil, personalizar a URL, participar de grupos de discussão, entre outros.

Nesse artigo, confira as principais dicas para aprimorar seu perfil no LinkedIn e conseguir um melhor emprego:

Crie estratégia de palavras-chave

Utilize Palavras Chaves de Maneira Estratégica no Linkedin para que o seu Perfil Ganhe mais visibilidade e novas conexões.

Utilize Palavras Chaves de Maneira Estratégica no Linkedin para que o seu Perfil Ganhe mais visibilidade e novas conexões.

A pesquisa do LinkdIn funciona de forma muito funcional e fácil, pois é possível encontrar as pessoas por nome, habilidades e outras palavras que constam no seu perfil. Portanto, escolha corretamente as palavras chave que vão compor seu currículo. Por exemplo, se você é um analista digital, lembre-se que os recrutadores podem usar palavras sinônimas nas suas buscas: “online”, “internet”.

 

Destaque sua experiência profissional

Utilize o Linkedin para Compartilhar suas capacidades e experiências profissionais! Preencha todos os dados profissionais de maneira correta e comece a gerar relacionamento, autoridade e oportunidades na rede!

Utilize o Linkedin para Compartilhar suas capacidades e experiências profissionais! Preencha todos os dados profissionais de maneira correta e comece a gerar relacionamento, autoridade e oportunidades na rede!

Gaste um pouco do tempo para preencher as seções de resumo e experiência do seu perfil. Valerá a pena pois segundo as estatísticas da rede, profissionais com pelo menos uma experiência profissional descrita apresenta 12 vezes mais chances de serem vistas para possíveis oportunidades.

 

Personalize seu URL

Obtenha um Endereço Exclusivo e Personalizado para o seu perfil no Linkedin!

Obtenha um Endereço Exclusivo e Personalizado para o seu perfil no Linkedin!

Umas das melhores formas de aumentar as chances de aparecer no topo dos resultados de busca na internet é solicitar que sua URL seja personalizada dos eu perfil. Coloque o primeiro e o sobrenome juntos, como uma única palavra. Por exemplo: “www.linkedin.com/JuliaCastro”.

 

Esteja aberto as oportunidades

O Linkedin é uma ferramenta amplamente utilizada por Gestores de Recursos Humanos para a procura de novos colaboradores e talentos. Aproveite o recurso de empregos e candidate-se a novas vagas de trabalho e encontre oportunidades profissionais e empresariais,

O Linkedin é uma ferramenta amplamente utilizada por Gestores de Recursos Humanos para a procura de novos colaboradores e talentos. Aproveite o recurso de empregos e candidate-se a novas vagas de trabalho e encontre oportunidades profissionais e empresariais,

O profissional que deseja conseguir bons empregos deve configurar seu perfil para receber oportunidades, da seguinte forma:

  • Entre em configurações;
  • Clique em preferências de email;
  • Selecione os tipos de mensagens que você gostaria de receber;
  • Indique “oportunidades de carreiras” e “consultas de emprego”;
  • E clique para receber “apresentações, InMail e mensagens da rede OpenLink” de outros membros do LinkedIn.

O seu e-mail e telefones deverão estar inseridos no perfil. Lembrando que somente seus contatos terão acesso a essas informações.

 

Insira foto

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Capriche no seu Visual e Utilize no Linkedin Fotos Profissionais

Profissionais com foto possuem sete vezes mais chances de serem vistos. No entanto, a foto precisa estar inserida no contexto do seu trabalho. Por exemplo, se você é um veterinário, tire fotos com animais, com jaleco; se é um chef de cozinha, mostre-se numa cozinha; se é um profissional de marketing, tire uma foto no escritório em frente ao computador ou a um quadro de brainstorming.

 

Seja um seguidor

Diferente do Facebook o Linkedin permite que seus usuários verifiquem quais foram os últimos usuários que visualizaram o seu perfil. Você pode utilizar este recurso para gerar networking com outros profissionais e criar novas oportunidades de negócios.

Diferente do Facebook o Linkedin permite que seus usuários verifiquem quais foram os últimos usuários que visualizaram o seu perfil. Você pode utilizar este recurso para gerar networking com outros profissionais e criar novas oportunidades de negócios.

Quando você segue uma empresa, você fica por dentro das novidades, promoções, mudanças, contratações e até oportunidades de trabalho. Para seguir essas empresas, você deve clicar em “empresas” no topo da página, digitar o nome da companhia, setor, ou palavra-chave que você deseja. Ao encontrar a empresa, passe o curso sobre a opção, aparecerá ao lado direito “seguir empresa”, clique para começar a seguir.

 

Solicite recomendações

Utilize o LinkedIn para coletar depoimentos e testemunhos dos seus produtos e serviços. O LinkedIn é uma excelente ferramenta para geração de capital e prova social.

Utilize o LinkedIn para coletar depoimentos e testemunhos dos seus produtos e serviços. O LinkedIn é uma excelente ferramenta para geração de capital e prova social.

É recomendável ter pelo menos três pessoas recomendando o seu trabalho. Portanto, trace um plano estratégico para obter suas recomendações com pessoas que trabalharam com você.

As recomendações mostram seu passado profissional para recrutadores e demonstram que pessoas dispuseram de um tempo para escrever ao seu favor.

Seja ativo no seu perfil do LinkdIn, partilhe conteúdo útil, comente posts partilhados por outros, crie conexões estratégias e os resultados vão aparecer.

 

 

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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