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Como estabelecer métricas de crescimento empresarial baseado em vendas

Como estabelecer métricas de crescimento empresarial baseado em vendas

As métricas são indispensáveis para quem deseja obter verdadeiro sucesso em seu negócio, já que o que não pode ser medido não pode ser analisado e, portanto, não pode ser controlado, ajustado ou otimizado. Por isso, descubra como estabelecer métricas de crescimento empresarial baseado em vendas.

 

Observe os objetivos

Antes mesmo de definir as métricas é importante saber quais são os objetivos para o crescimento da empresa, já que é necessário que haja cuidado com um crescimento exagerado, pois isso pode levar ao descontrole das operações.

Por isso, para definir as métricas corretas saiba o quanto sua empresa deseja crescer, em quanto tempo e como.

 

Escolha as melhores métricas para vendas

A seguir é importante que você escolha as melhores e principais métricas de crescimento empresarial baseado em vendas que podem servir tanto para empresas maiores como para microempresas. Confira algumas das métricas de vendas mais importantes.

  • Meta de vendas

Utilizar a meta de vendas como métrica permite que você avalie se a sua empresa está atingindo as metas pretendidas ou, se ao contrário, está ultrapassando as metas de forma exagerada e que pode ser prejudicial, avaliando, portanto, o crescimento empresarial.

Essa métrica também pode ser utilizada para avaliar os colaboradores da equipe de vendas individualmente.

  • Prospecção de clientes

No topo do funil de vendas estão os clientes que foram atraídos por alguma razão para a sua marca e que, por motivo ou outro, ainda não realizaram a ação. Se a sua prospecção de clientes estiver baixa é sinal de que algo não está funcionando e deve ser alterado.

  • Taxa de conversão de vendas

No final do funil estão os clientes que efetuaram as compras e a taxa de conversão de vendas é uma métrica importante, especialmente quando cruzada com a prospecção de clientes, pois assim você verá quantos clientes, dos inicialmente atraídos, efetuaram a compra.

  • Valor médio

Já o valor médio é uma métrica que serve não apenas para avaliar o crescimento empresarial como também a ação do colaborador da equipe de vendas, sendo possível perceber quanto cada um atrai para a empresa.

  • Vendas recorrentes

O crescimento empresarial não irá acontecer se em todos os momentos você e sua equipe precisarem utilizar recursos e esforços para atrair e converter novos clientes. Assim, a métrica de vendas recorrentes é uma das métricas de crescimento empresarial baseado em vendas porque indica quantos clientes compraram e continuam comprando em seu negócio.

Se sua marca ou empresa não for capaz de atrair, converter e manter os clientes é improvável que ocorra o crescimento empresarial e é exatamente isso que essa métrica mostra.

  • Ciclo de vendas

Tempo é dinheiro e por isso a métrica do ciclo de vendas também avaliará o crescimento empresarial, já que mostra quanto tempo foi necessário para concluir uma venda. Além disso, essa métrica quando cruzada com outras permite mostrar quem são os clientes que compram de forma mais rápida, além de poder avaliar quais as técnicas funcionam para conversão mais rápida.

Logo, para estabelecer métricas de crescimento empresarial baseado em vendas é preciso conhecer não apenas os objetivos de crescimento da empresa, mas também as principais e melhores métricas para esse objetivo.

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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